Em um importante passo para a união do Judiciário, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) propôs a integração com as Associações de Magistrados em todo o país. A iniciativa foi apresentada por Francisco Rodrigues de Oliveira, novo presidente do Consepre, durante o 14º encontro da instituição, realizado em Rio Quente (GO), de 16 a 18 de janeiro. O evento contou com a presença de presidentes de tribunais e líderes de associações de juízes de diversos estados.
O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Mário José Esbalqueiro Júnior, ressaltou a importância histórica da proposta, destacando que é um avanço significativo para o fortalecimento das pautas do Judiciário. De acordo com Esbalqueiro, novas reuniões estão previstas para os próximos meses, consolidando a parceria entre os tribunais e as associações de magistrados.
O evento também debateu a organização de um congresso sobre a 2ª instância no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e contou com a posse da nova Comissão Administrativa do Consepre. Participaram da cerimônia, entre outros, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a Ouvidora Nacional da Mulher, Renata Gil, e o presidente da OAB-GO, Rafael Lara.