quinta-feira, 19/02/2026

Prefeitura executa limpeza e ações emergenciais após fortes chuvas

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), atua com diversas equipes nas ruas desde as primeiras horas desta terça-feira (16), executando serviços de limpeza, retirada de resíduos e intervenções emergenciais em pontos atingidos pelas chuvas. As ações fazem parte do protocolo de resposta imediata aos efeitos do grande volume de água registrado nas últimas 24 horas.

Mesmo com o alto índice de chuvas, locais que anteriormente apresentavam problemas recorrentes não registraram intercorrências. No Lago do Amor, por exemplo, a obra realizada pela Sisep no vertedouro auxiliar garantiu a vazão da água sem transbordamentos. Na região da Vila Progresso, onde desembocam córregos que alimentam o lago, foram registrados 32,6 milímetros de chuva, sem impactos negativos.

Na estrada SE-1, na Chácara dos Poderes — onde houve interdições anteriores por erosão —, os reparos feitos neste ano mostraram resultados positivos, mesmo com o acumulado de 31,6 mm de chuva nas últimas horas. Também foram efetivos os trabalhos no Jardim Noroeste, onde a empresa responsável pelas obras de drenagem e pavimentação do lote 1 concluiu a etapa de captação, evitando novos alagamentos.

Pontes seguiram sem transbordamentos

A Prefeitura também não registrou transbordamentos nas pontes que, em eventos anteriores, apresentavam esse tipo de ocorrência. Esse resultado se deve à intensificação das ações de limpeza e manutenção realizadas nos últimos meses. Um exemplo é a Rua Portuguesa, onde galhos costumavam bloquear a passagem da água. Limpezas preventivas foram realizadas também no bairro Santo Eugênio, Praça do Preto Velho, São Francisco, Jardim Seminário e na Rua Rivaldi Albert.

Equipes atuam na limpeza e retirada de resíduos

Na região da Avenida Euler de Azevedo, as equipes da Sisep realizaram a limpeza do canal do córrego Segredo, com a retirada de galhos e troncos presos à ponte. Já na rotatória da Avenida Rachid Neder, foi feita a limpeza mecanizada, com a remoção de terra, pedras e resíduos levados pela enxurrada.

Alguns reparos estruturais aguardam a melhoria das condições climáticas para serem executados com segurança. Na Avenida Manoel da Costa Lima, um vazamento no sistema de drenagem provocou a abertura de um buraco. Meia pista foi sinalizada e interditada, e a reconstrução da tubulação será iniciada assim que o tempo firmar.

No canal do córrego Segredo, na Avenida Ernesto Geisel, houve a queda de placas de concreto em dois trechos, entre o Centro de Belas Artes e a região da Avenida Rachid Neder. A reinstalação das estruturas também depende de clima seco para garantir a estabilidade do solo.

Além disso, foi identificado o início de um processo erosivo próximo à ponte da Avenida Euler de Azevedo, que também será reparado assim que as condições forem favoráveis.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Sem receber aluguel, mulher oferece bebidas para ‘noias’ furtarem imóvel no São Conrado

Três homens foram presos em flagrante no fim da tarde de segunda-feira (17) suspeitos de furtar uma residência localizada na Rua Pedra Negra, no...

Juiz do Trabalho é suspenso por baixa produtividade

CNJ aplica suspensão de 30 dias a magistrado acusado de atrasar centenas de processos e descumprir planos de trabalho, mesmo recebendo salário acima de...

Mulher é presa após tentar esfaquear vizinhos

Uma mulher foi presa na noite de domingo (15) após tentar esfaquear vizinhos em Aral Moreira. Segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar, a...

Homem é preso com canetas emagrecedoras na fronteira

Mercadoria seria revendida em plataformas digitais em Campo Grande Um homem de 41 anos foi preso com canetas emagrecedoras em uma estrada vicinal próxima ao...