Na manhã desta terça-feira (4), um policial civil, identificado como Vinícius Silva de Souza, de 29 anos, disparou contra sua namorada e outros policiais na DEAM, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
Vinícius chegou ao local em busca de sua namorada, que trabalha na delegacia. Ao encontrá-la, ele efetuou quatro disparos contra ela. Um outro policial tentou intervir, mas o agressor fugiu em direção à 59ª Delegacia de Polícia, também no mesmo prédio, onde continuou atirando contra colegas de profissão.
A situação se agravou quando policiais militares, que estavam chegando para atender uma ocorrência de trânsito nas proximidades, foram surpreendidos pelo atirador. Houve um intenso confronto armado, no qual três pessoas ficaram feridas. Vinícius, o autor dos disparos, foi atingido e morreu no local.
A namorada do agressor foi levada ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em estado grave, após passar por cirurgia. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos outros feridos.
A Polícia Civil informou que, durante a investigação, foram encontrados medicamentos para esquizofrenia nos pertences de Vinícius, o que pode indicar que ele tenha passado por um surto psicótico. A perícia foi chamada para apurar os fatos. A Secretaria de Estado de Polícia Civil se manifestou em nota, expressando solidarizando com a família.