A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Dark Bet, destinada a combater uma organização criminosa que enviava brasileiros para exploração laboral e prática forçada de crimes cibernéticos no exterior. As investigações começaram após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, incluindo cinco brasileiros, envolvidos em esquemas de fraude digital. Promessas de altos salários e oportunidades em plataformas de jogos online eram usadas para atrair as vítimas.
No exterior, os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas, vigilância armada, retenção de documentos e imposição de dívidas. A PF cumpre 11 mandados de busca e apreensão em cinco estados e determina bloqueio de bens que somam mais de R$ 446 milhões, além de quatro prisões temporárias.
A Justiça Federal também suspendeu as atividades das empresas envolvidas e retirou do ar duas plataformas de jogos esportivos. A operação reforça o combate ao tráfico de pessoas e à exploração de trabalhadores brasileiros, ressaltando a importância da cooperação internacional e das denúncias.
A Polícia Federal orienta que denúncias e informações sobre crimes semelhantes podem ser feitas diretamente aos canais oficiais da corporação.
