domingo, 6/07/2025

Parceria entre Agepen e TRT capacita policiais penais em primeiros socorros e uso de equipamentos não-letais

Uma parceria estratégica entre a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) e o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região proporcionou a participação de dois policiais penais no curso Atendimento Pré-Hospitalar e Emprego de Tecnologias Não-Letais, oferecido a agentes da Polícia Judicial.

Policiais penais Danilo e Pablo com policial Mateus, do TRT.

A colaboração envolveu as escolas Penitenciária e Judicial e a Divisão de Polícia Judicial do TRT, tendo sido capacitados os policiais penais Danilo Euzébio Peres, do Grupamento de Ações de Fiscalização (GAFIP), e Pablo Camilo Scariot, do Grupamento de Escolta Penitenciária (GEP).

Com carga horária de 15 horas e 30 minutos, a capacitação abordou de forma abrangente o atendimento pré-hospitalar, incluindo a aplicação de primeiros socorros em situações de emergência, princípios básicos de atendimento inicial e técnicas práticas de avaliação.

O curso também proporcionou uma série de estações práticas divididas em grupos, além de uma aplicação do pós-teste para reforçar o aprendizado e a compreensão da importância do atendimento pré-hospitalar.

O treinamento incluiu uma seção dedicada à utilização de armas e equipamentos não-letais. Os participantes receberam capacitação no uso do dispositivo elétrico incapacitante Spark Z 2.0 e espargidores de OC (gás de pimenta) e CS (gás lacrimogêneo).

As atividades práticas incluíram simulações.

Com isso, a qualificação combinou teoria e prática para garantir que os policiais fossem aptos a utilizar esses dispositivos de forma segura e eficiente. As atividades práticas incluíram simulações em cenários diversos, focando na padronização dos procedimentos operacionais e na preservação da vida, além da segurança dos envolvidos nas intervenções policiais.

O objetivo principal do curso foi preparar os agentes para o uso responsável e ético dos equipamentos não-letais, promovendo a identificação da proporcionalidade do uso da força e a legalidade das intervenções policiais. A capacitação também visou assegurar que os agentes compreendessem as tecnologias não-letais e aplicassem as práticas de maneira adequada, garantindo um padrão elevado de atuação policial.

Durante treinamento, os profissionais receberam uma apresentação sobre “Mente Blindada: Estratégias para Fortalecer a Saúde Mental”, ministrada pelo capelão da Polícia Civil, André Souza Rodrigues. Esta palestra abordou temas como o gerenciamento do estresse, autocontrole, autoconhecimento, prevenção e identificação de doenças mentais, equilíbrio entre trabalho e vida, bem-estar no ambiente policial e a desmitificação de problemas emocionais e psicossociais. O objetivo foi promover e conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais.

Dentro dessa parceria entre a Agepen e o TRT, em uma situação anterior, policiais da Polícia Judicial foram capacitados no CAVE (Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta) da Polícia Penal, reforçando a integração entre as instituições, bem como o compromisso com a formação continuada e a melhoria das práticas de segurança.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MPMS cumpre mandados em operação contra fraudes em saúde

O MPMS deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação "Auditus", visando combater fraudes em licitações e contratos na área da saúde. A ação conjunta da...

Casa Rosa brilha no maior congresso de mastologia do Brasil

A Casa Rosa ganhou destaque no SIM Rio 2025, maior congresso de mastologia do Brasil, ao apresentar seu modelo inovador de atendimento pelo SUS....

Zé Teixeira cobra piso diferenciado para agentes de saúde

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, cobrou nesta terça-feira (1) a valorização dos Agentes...

Tráfico usa Campo Grande como rota de drogas

Campo Grande se tornou ponto estratégico do tráfico de drogas no Brasil, segundo investigações da DENAR. Quadrilhas de diferentes estados se consorciaram para usar...