domingo, 7/12/2025

Para fortalecer a agricultura familiar, prefeitura leva capacitação ao assentamento três corações

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), tem intensificado as ações de incentivo à agricultura familiar, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva, promoção do desenvolvimento sustentável, ampliação da geração de renda no campo e melhores condições de organização para os agricultores.

Nesta semana, o Assentamento Três Corações, localizado no distrito de Anhanduí, a 130 km da Capital, recebeu representantes da Semades, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). A visita foi marcada pela apresentação de projetos e pela realização do programa Negócio Certo Rural, iniciativa que aproxima políticas públicas da realidade rural e garante aos produtores acesso a ferramentas para crescer e prosperar.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a importância da integração entre poder público e instituições parceiras. “Buscamos oferecer orientações técnicas, oportunizar qualificações e auxiliar na regularização documental para que os produtores possam acessar programas governamentais, aprimorar a gestão de suas propriedades e conhecer as modalidades de crédito disponíveis para ampliar a renda”.

O presidente da Associação da Agricultura Familiar do Assentamento Três Corações, Marco Antônio Sanguina, reforçou a relevância do apoio direto no campo. “Quero agradecer mais uma vez por estarem aqui auxiliando os produtores na organização das propriedades. Para muitos, o deslocamento até a cidade é difícil, então contar com esse suporte perto de casa faz toda a diferença”.

Sobre o programa

O Negócio Certo Rural é voltado para agricultores familiares e tem como foco a capacitação em gestão e empreendedorismo no campo. Segundo Helcio Sandim, técnico do Senar/MS, o programa é desenvolvido em duas etapas, sendo encontros presenciais coletivos e consultorias individuais em cada propriedade.

“Nesses encontros, os produtores aprendem a diagnosticar a propriedade, identificar ideias de negócios compatíveis com seu perfil, calcular a viabilidade e aprimorar a administração da atividade rural. Essa oportunidade só é possível graças ao trabalho conjunto da Semades, do Senar/MS, do Sindicato Rural e da Associação de Produtores do Assentamento Três Corações”, finaliza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Bonito reforça ações de recuperação florestal com novas 10 mil mudas doadas pela Itaipu Binacional

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito realizou, nesta semana, mais uma viagem ao Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, para retirar 10...

Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul recebe reforço com novos equipamentos do Novo PAC

Mato Grosso do Sul recebeu um reforço estratégico para modernizar a Rede Hemosul MS: 39 novos equipamentos entregues pelo Ministério da Saúde, por meio...

Corpo de homem é achado submerso no Rio Aquidauana

O corpo de um homem que desapareceu ao tentar atravessar o Rio Aquidauana a nado foi encontrado na manhã desta quinta-feira (4) por uma...

OMS inclui caneta emagrecedora em diretriz sobre obesidade

A OMS divulgou sua primeira diretriz sobre o uso de terapias com GLP-1 para obesidade, conhecidas como canetas emagrecedoras. O objetivo é incluir esses...