O incêndio florestal que consome a Serra do Amolar, no Pantanal, entrou no nono dia neste 6 de outubro e continua se espalhando rapidamente. O fogo já ameaça diretamente a Comunidade Amolar, onde vivem mais de dez famílias, e avança tanto em direção à Bolívia (oeste) quanto para o sul. O ponto inicial do incêndio foi no topo de uma morraria entre a RPPN Acurizal e a fronteira boliviana, sendo detectado por observação visual e pelo sistema Pantera.
A Brigada Alto Pantanal, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está mobilizada desde o início, atuando com apoio do Prevfogo/Ibama, Brigada Uberaba Guató, um helicóptero e dois aviões da Defesa Civil Estadual. O fogo já atingiu 12.802 hectares, com picos de até 194 focos em um único dia e propagação de até 42 hectares por hora. Diante da gravidade, a Prefeitura de Corumbá decretou estado de emergência por 90 dias.
O IHP solicita doações de combustíveis, gelo, água, marmitas, EPIs e colchões para manter a atuação dos brigadistas. As contribuições podem ser feitas via PIX para contato@brigadaaltopantanal.org.br.