A PF deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Cão Sarnento, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil no MS. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido, resultando na prisão em flagrante de um investigado, após a polícia encontrar conteúdos ilícitos em seu celular.
O indivíduo poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes, conforme previsto no ECA.
A Polícia Federal destaca que o uso do termo “pornografia infantil” está sendo substituído por “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por refletir melhor a gravidade e violência desses crimes.
O órgão também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre os perigos do ambiente virtual e acompanhando as atividades online. Mudanças de comportamento podem ser sinais de alerta, e o diálogo é essencial para a proteção dos jovens.
A prevenção, segundo a PF, é a ferramenta mais eficaz para evitar esses crimes.