sexta-feira, 4/07/2025

Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse para biênio

Tomaram posse nesta segunda-feira (24), 34 Conselheiros (17 titulares e 17 suplentes) do Conselho Municipal de Educação, representantes de organizações governamentais e não-governamentais de Campo Grande. A formação do conselho é para o biênio de 22 de junho de 2024 a 21 de junho de 2026.

Oficialmente instalado em 2002, o Conselho cumpre as atribuições legais com base em princípios que asseguram a qualidade do ensino e o avanço dos indicadores educacionais campo-grandenses. Fazem parte do Conselho membros da educação privada e da Reme (Rede Municipal de Ensino).

O CME é um órgão de estado e não de governo, no sentido de que a mensagem e a operatividade da educação é algo que não deve ser efêmero, e sim permanente.

A presidência e vice do Conselho Municipal serão escolhidos na próxima sexta-feira (28), conforme o regimento.

A prefeita Adriane, ressalta que a renovação no Conselho Municipal de Educação para o próximo biênio deve ser de muito trabalho pelas crianças e adolescentes de Campo Grande. “É preciso que seja um mandato de muito trabalho, de inovação, de pensar na tecnologia, na educação, na inovação dentro da educação”.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a posse é um novo momento para a educação. “A educação precisa de um Conselho com ideias de ação, de normatização, compreender os decretos, com um olhar técnico interessante, crítico, para que o aluno possa se desenvolver diariamente”.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Gilvano Bronzoni, afirmou que o trabalho do Conselho é fundamental. “O Conselho tem um papel fundamental, porque é por aqui que passam as renovações, todos os estudos, o debate, as câmaras. Aqui é feito um investimento na educação e por isso o CME faz toda a diferença”.

A assessora de Planejamento da Semed, Fernanda Duarte, ressalta a importância do Conselho. “O Conselho Municipal atua principalmente na autorização de funcionamento das unidades de ensino. Então, o Conselho avalia a estrutura física, a questão do corpo técnico, o corpo docente, quantitativo de alunos por sala, para deliberar o funcionamento das instituições públicas e privadas”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Casa Rosa inspira SUS no maior congresso de mastologia do país

A Casa Rosa, projeto de saúde da mulher em Campo Grande (MS), foi destaque no SIM Rio 2025, maior congresso de mastologia do Brasil....

Mulher incendeia casa após sumiço de carregador em Rio Brilhante

Uma mulher de 38 anos foi presa na noite de segunda-feira (30) após colocar fogo em uma residência no Bairro Benedito Rondon, em Rio...

As Dez Mais

Quarta, 02 de julho de 2025. Hoje é Dia do Bombeiro! Manchetes dos diários de Campo Grande: CORREIO DO ESTADO: “Aumento da arrecadação do ISS dá fôlego...

As Dez Mais

Segunda, 30 de junho de 2025. Hoje é o Dia do Caminhoneiro Manchetes dos diários de Campo Grande: CORREIO DO ESTADO: “Relator abre caminho no TSE para...