quinta-feira, 23/10/2025

MS registra 7.802 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 17.141 casos prováveis de Dengue, sendo 7.802 casos confirmados, em 2024. Esses dados foram apresentados no boletim referente à 18ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (8). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 11 estão em investigação.

Conforme registros do período, nos últimos 14 dias Juti lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Itaquiraí, Laguna Carapã, Antônio João, Vicentina, Naviraí, Figueirão, Iguatemi e Mundo Novo.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 43.743 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.485 casos prováveis, sendo 501 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 17 até a semana epidemiológica 18, Antônio João apresenta alta incidência da doença, seguido por Vicentina, Itaquiraí, Iguatemi e Mundo Novo.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 18 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 18 – 2024

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SIDROLÂNDIA: Sala da cidadania facilita o acesso da população rural aos serviços do Incra.

A Prefeitura de Sidrolândia, em parceria com o Governo Federal e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mantém em funcionamento a Sala...

Ação do GARRAS resulta prisão de traficante no Danúbio Azul

O GARRAS realizou ontem (22) uma operação que resultou na prisão de dois jovens por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Danúbio...

Quem foi Antonieta de Barros, a 1ª deputada negra do Brasil que criou dia do professor

Professora, jornalista e primeira deputada negra do Brasil. Antonieta de Barros nasceu em 1901 na antiga cidade de Desterro/SC (hoje Florianópolis). Professora de português...

Real Madrid considera emprestar Endrick

A trajetória de Endrick no Real Madrid pode ter uma pausa temporária. Sem espaço no elenco comandado por Xabi Alonso, o clube espanhol e...