A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deu início nesta sexta-feira (1º) à operação “Shamar”, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o enfrentamento à violência contra a mulher. A ação, que segue até o dia 4 de setembro, envolve as Polícias Civis de todos os estados e visa tanto a repressão quanto a prevenção da violência doméstica e familiar.
No Estado, a operação é coordenada pela Delegacia-Geral, com destaque para a atuação da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e das Salas Liláses no interior. Estão previstas ações como prisões preventivas, cumprimento de mandados de busca e apreensão, e aplicação de tornozeleiras eletrônicas.
Paralelamente, serão realizadas atividades educativas, como palestras e rodas de conversa, além da intensificação da fiscalização das medidas protetivas de urgência. A operação busca garantir mais segurança e apoio às vítimas. O balanço final das ações será divulgado após o encerramento da operação.
