quarta-feira, 24/09/2025

MS em Ação leva segurança e cidadania à aldeia Porto Lindo; mais de 4 mil indígenas serão atendidos

A Aldeia Porto Lindo, lar de 6 mil indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani no município de Japorã, se prepara para receber a 6ª edição do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania.

Nos dias 5 e 6 de abril, a Escola Municipal Indígena Mbo’Ehao Tekoha Guarani Polo será palco do mutirão que visa atender mais de 4 mil indígenas com serviços essenciais, como emissão de documentos (RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho), consultas médicas e odontológicas, vacinação e até mesmo casamentos e divórcios.

A iniciativa, promovida pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com mais de 40 órgãos públicos e privados, busca não apenas levar cidadania, mas também aproximar a comunidade indígena da segurança pública.

Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros realizarão atendimentos dentro da aldeia, permitindo a confecção de boletins de ocorrência, denúncias de crimes e orientações sobre prevenção da violência e acidentes domésticos.

Na sexta-feira (21), a secretária da Cidadania, Viviane Luiza, e o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, participaram na prefeitura de Japorã, de uma reunião preparatória para a realização da 6ª edição do programa MS em Ação: Segurança e Cidadania.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito da cidade, Vitor Cunha (Malaquias), a vice Ana Cristina Teodoro (Aninha), a secretária de Saúde de Japorã, Ivoni Maciel Gões, a secretária de Assistência Social, Luciana Mittlstadt, o vereador Dorival Velásquez, o cacique da Aldeia Porto Lindo, Onesio Dias e o vice, Bento Hara.

Nos dois dias do mutirão de atendimentos, os indígenas poderão emitir documentos como RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, colocar as vacinas dos filhos e dos animais de estimação em dia, passar por consultas médicas e odontológicas, além de casar e divorciar, por exemplo.

“Nosso compromisso é promover o diálogo, a inclusão social e a cidadania, não deixando ninguém para trás” garante a secretária da Cidadania.

Desde a sua criação, no início de 2023, o Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania já atendeu mais de 30,4 mil indígenas e emitiu para moradores das aldeias de Dourados, Amambai, Paranhos, Miranda e Caarapó,  mais de 6,5 mil documentos, sendo a grande maioria de primeiras emissões ou primeiras vias.

“Este ano o MS em Ação estará presente em Japorã, Porto Murtinho e Antônio João. Escolhemos essas comunidades por serem locais distantes e de difícil acesso, o que dificulta a aproximação dessas pessoas dos serviços públicos essenciais”, explica o secretário-executivo de Segurança da Sejusp.

Aldeia Porto Lindo

A Aldeia Porto Lindo, demarcada em 1928 e homologada em 1991, possui 1.647 hectares e tem o Guarani como língua oficial. A subsistência da comunidade vem principalmente da agricultura, e a aldeia conta com escolas de educação infantil e ensino fundamental e médio, além da primeira banda de percussão indígena do Brasil.

MS em Ação

O programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, oficializado como ação estratégica da Sejusp em 2024, já atendeu mais de 30,4 mil indígenas em Mato Grosso do Sul, emitindo mais de 6,5 mil documentos. A edição em Japorã promete ser mais um passo importante na promoção da cidadania e na aproximação da segurança pública das comunidades indígenas do estado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Dourados terá teste de alerta da Defesa Civil no dia 27

No próximo sábado, 27 de setembro, às 14h, celulares em Dourados vão emitir um alerta sonoro. A Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil...

Controlador cochila e avião precisa dar voltas antes de pousar na Córsega

Um episódio inusitado chamou a atenção na aviação francesa nesta semana. Um voo da Air Corsica, que partiu de Paris (Orly) com destino à...

Funtrab abre inscrições para cursos gratuitos em MS

A Funtrab anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Programa Voucher Qualificação (PAS 2023), parte do MS...

Câmara aprova PEC da Blindagem; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a chamada PEC da Blindagem, que endurece as regras para o andamento de...