quinta-feira, 17/07/2025

MS é o 3º maior produtor nacional de milho

De acordo com dados levantados pela equipe técnica da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), a estimativa para a segunda safra de milho em Mato Grosso Sul é de 2,218 milhões de hectares, 5,82% menor em relação ao ciclo passado (2022/2023). A produção está estimada em 11,4 milhões de toneladas, uma queda de 19,23%, e a produtividade é prevista em 86,3 sacas por hectare, uma retração de 14,25%.

“Esta safra apresenta irregularidades tanto na diferença de níveis de desenvolvimento do milho como também no potencial produtivo”, aponta o assistente técnico da Aprosoja/MS, Flávio Faedo Aguena.

A situação atual da safra do milho é reflexo do que foi a safra da soja. No início da primeira safra muitas áreas sofreram com a falta de chuva, o que levou muitos produtores a refazer a semeadura de suas áreas.

PROJETO SIGA-MS

No projeto Siga-MS, executado pela Aprosoja/MS, foi computado mais de 450 mil hectares replantados e o plantio da soja se estendeu até 13 de maio, isso acarretou o atraso da colheita (mais de 4 semanas em relação à safra anterior) da soja e provocando também o atraso no plantio do milho.

Segundo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, para a maioria dos municípios, a melhor janela para o plantio do milho segunda safra é no mês de janeiro, mas podendo se estender no máximo até março e esta safra teve milho que foi plantado até o começo de maio. A estimativa do Projeto Siga/MS é que mais de 470 mil hectares sofreram com estresse hídrico. Isso provocou esses diferentes cenários no milho segunda safra aqui no MS.

Nas regiões Norte e Nordeste do Estado, encontram-se as lavouras com maior potencial produtivo, enquanto a região Sul foi a mais afetada pelos veranicos. No cenário nacional, a expectativa para safra de milho 2024/2025 é que haja redução de 6% da exportação e aumento de 3% do consumo, a demanda totaliza 129,5 milhões de toneladas. O aumento de 2% da produção e de 25% da importação, com redução de 67% do estoque inicial, culminam em uma oferta de 132,34 milhões de toneladas.

Mato Grosso do Sul é o 3º maior produtor nacional de milho e o 2º maior produtor de etanol de milho do país. Atenção produtores!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Pizza sob custódia – Policiais entregam pedido após prender entregador nos EUA

Um caso inusitado chamou atenção em Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Durante uma blitz de rotina, policiais abordaram um entregador da...

Receita Federal intercepta carga ilegal de anabolizantes

Em ação conjunta com a Polícia Militar, a Receita Federal apreendeu, na última sexta-feira (11), cerca de 500 frascos de anabolizantes contrabandeados do Paraguai....

As Dez Mais

Quinta, 17 de julho de 2025. Hoje é Dia Mundial da Homofobia, Transfobia, Bifobia e Monofobia... Manchetes dos diários da Capital: CORREIO DO ESTADO: “Deputados gastam 600 mil...

Gianni Nogueira vice-prefeita de Dourados entrega proposta legislativa para Câmara de Caarapó

Gianni Nogueira, pré-candidata ao Senado e vice-prefeita de Dourados-MS entregou projeto legislativo ao presidente da Câmara de Caarapó vereador João Paulo, que proíbe contratação...