quinta-feira, 12/02/2026

Mato Grosso do Sul leva três prêmios na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Cinco municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram iniciativas de sucesso na área de imunização durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. As cidades de Selvíria, Aquidauana, Maracaju, Três Lagoas e Caarapó representaram o Estado no evento, destacando estratégias inovadoras e eficientes no fortalecimento da saúde pública.

A Presidente do Cosems-MS e Secretária de Vicentina, Josiane de Oliveira, comenta “nosso Estado foi muito bem representado, tivemos cinco finalistas e três ganhadores, isto mostra a qualidade e comprometimento dos técnicos da saúde, que estão realmente comprometidos com a saúde e bem estar da nossa população, parabéns a todos”.

O Município ganhador do Prêmio Conasems, vídeo documentário, foi Caarapó, Vinicio Faria, secretário de Saúde de e diretor administrativo do Cosems-MS, destacou a relevância do trabalho apresentado: “É com muita emoção e satisfação que apresentamos, pela primeira vez em Brasília, uma política pública exitosa de Caarapó. O projeto ‘Fortalecendo a Imunização: Estratégias Colaborativas para Proteger as Comunidades Indígenas de Caarapó contra a Dengue’ representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, parceria e respeito às nossas comunidades indígenas. Ver esse esforço valorizado em nível nacional é um orgulho imenso e nos motiva a continuar fortalecendo a saúde pública em nosso município e em todo Mato Grosso do Sul.”

Selíviria foi ganhadora representando a região Centro Oeste, na categoria SBIm e OPAS, sendo contemplada com a participação na XXVII Jornada Nacional de Imunização, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). A autora do trabalho Patrícia Chiochetta Alves, também comemorou a vitória: “Estou emocionada. É um sinal de que estamos no caminho certo, realizando um bom trabalho para a erradicação de doenças.”

Adeiza Abrami, secretária de Saúde de Brasilândia, membro da diretoria do Cosems-MS, e representante do estado no Projeto imunizaSUS, celebrou a troca de experiências proporcionada pelo evento: “Tivemos ótimos trabalhos apresentados. Essa troca incentiva muito os municípios participantes. A Mostra acontece anualmente, e todos que se dedicam e realizam um trabalho diferenciado podem participar. Primeiro, os projetos passam por uma seletiva estadual e, depois, nacional, com todos os custos cobertos. É uma oportunidade ímpar”, afirmou.

Confira as experiências de destaque apresentadas pelos municípios de Mato Grosso do Sul:

  • Selvíria: Estratégias para alcançar as coberturas vacinais no município de Selvíria e seus impactos no indicador do Previne Brasil – Patrícia Chiochetta Alves.
  • Aquidauana: Para avançarmos, temos que retroceder: a volta do Zé Gotinha nas ações de imunização – Camila Mayer Mirowski.
  • Maracaju: Vacinas especiais e a equipe de Atenção Primária – Daise Cristiane de Oliveira Silva.
  • Três Lagoas: Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade – Fernanda Marega Nery Ruiz.
  • Caarapó: Fortalecendo a imunização: estratégias colaborativas para proteger as comunidades indígenas de Caarapó contra a dengue – Francisco Júnior de Oliveira Santos.

A participação de Mato Grosso do Sul no evento reforça o compromisso dos municípios com a saúde pública e a importância de iniciativas inovadoras para alcançar melhores resultados em imunização.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), apresentou nesta terça-feira (10), durante sessão plenária, moção de...

Carnaval de encantos na Orla Morena: Quando a cidade dança na Barra da Saia

No dia 16 de fevereiro, a Orla Morena será tomada por um brilho que não se vê todos os dias. É ali, longe da...

Arma é apreendida em caso de violência doméstica em Campo Grande

Mandado de busca cumprido pela 1ª DEAM visa proteger vítimas de violência doméstica A 1ª DEAM cumpriu na manhã desta quinta-feira (5) um mandado de...

Construções irregulares no Rio Formoso são investigadas pelo MPMS

Inquérito apura danos ambientais e uso de recursos hídricos sem autorização Estruturas turísticas instaladas sem autorização às margens do Rio Formoso motivaram a 2ª Promotoria...