terça-feira, 7/01/2025

Maior número da história, MS teve média de 2,1 mil infrações de trânsito por dia em 2024

Em 2024 a fiscalização do trânsito de Campo Grande ganhou aliados atentos e certeiros. Desde abril, drones têm auxiliado agentes a monitorar infrações cometidas no trânsito da Capital, resultando no aumento de 24,4% na emissão de multas em todo o Estado.

Dados abertos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que as infrações cometidas por condutores e notificadas, somaram 782,8 mil no Mato Grosso do Sul em 2024.

O número é o maior da série história disponível (9 anos) e 24% maior que as 629 mil multas aplicadas em 2023. No ano passado, 39% das multas aplicadas tinham gravidade média, 29% graves e 23,9% gravíssimas.

Apesar dos dados considerarem os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande responde pela grande maioria das infrações, sendo 483,3 mil multas aplicadas no ano passado.

Uso de celular no trânsito (Foto: Divulgação/BPMTran)

Drones no trânsito de Campo Grande

O uso de drones no apoio às fiscalizações é realizado pela BPMTran (Batalhão de Polícia de Trânsito) de Campo Grande, que contam com cinco equipamentos como extensão dos olhos dos agentes.

O drone é capaz de filmar e fotografar infrações com mais facilidade e, segundo a BPMTran as infrações mais comuns são manusear ou falar ao celular, condutor ou passageiro sem usar cinto de segurança e condutores que avançam o sinal vermelho.

“Importante destacar que se aumentou o número de autuações é porque o motorista não está respeitando as regras de trânsito, fator que muitas vezes contribuem para o aumento de sinistros, lesões e mortes na capital, e isso parte da conscientização dos próprios condutores”, afirma Raphael Valério pereira , 2° tenente QOPM chefe do Centro de Formação de Condutores do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran).

Número de mortes são altas

Dados do BPTRAN (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar), de janeiro a 12 de dezembro, cerca de 4.168 acidentes envolvendo motos foram registrados. Desses, 3.330 resultaram em vítimas, e 39 motociclistas morreram ainda no local do acidente.

Os números são expressivos. Em comparação com o ano de 2023, os óbitos no local tiveram um aumento de aproximadamente 18%. Enquanto o ano anterior encerrou com 33 óbitos no local do acidente, até 12 de dezembro de 2024 já foram registrados 39.

Informações consolidadas da Sejusp (Secretaria de Segurança Pública de MS), mostram que o trânsito fez 349 vítimas fatais em 2024, o maior número desde 2020. Em 2023 foram 329 mortes no trânsito.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Professor é indiciado por importunação sexual no interior de MS

Um professor, de 46 anos, da rede estadual de ensino, foi indiciado nesta segunda-feira (6) por importunação sexual contra alunas menores de idade, no...

Ana Portela é empossada vereadora

No último dia 01 de janeiro , a cidade de Campo Grande MS celebrou a posse da vereadora eleita Ana Portela, que assume seu...

Atriz Maria Gladys é encontrada no Rio após desaparecimento no Réveillon

Na última quarta-feira (01), a atriz Maria Gladys foi dada como desaparecida após curtir a virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro....

Copa SP de Juniores começa hoje com jogos de Cruzeiro e Botafogo

Jogos de Cruzeiro e Botafogo movimentam nesta quinta-feira (2) a agenda futebolística pela primeira rodada da Copa São Paulo de Juniores. O time mineiro faz...