Parceria entre funesp e faculdade Insted promove saúde bucal para atletas

A Funesp (Fundação Municipal de Esportes) e a Faculdade Insted, por meio do curso de Odontologia, assinaram, nesta sexta-feira (15/8), o termo de parceria com foco na promoção da saúde bucal de crianças, jovens e adolescentes atendidos pelos projetos esportivos da fundação. O evento ocorreu na Faculdade Insted e faz parte da programação de aniversário de Campo Grande.

O objetivo da parceria é oferecer ações de avaliação, prevenção e tratamento da saúde bucal aos atletas vinculados aos projetos esportivos da Funesp, especialmente os participantes dos programas Jovem Talento Esportivo e Futuro Paralímpico.

Para a parceria, a Funesp deverá disponibilizar a estrutura física dos locais onde são desenvolvidas as atividades esportivas com os atletas das modalidades ginástica artística, ginástica rítmica, atletismo e paradesporto, além de apoiar a logística e organização das ações de atendimento nos locais de treinamentos.

Já a Faculdade Insted deverá envolver os acadêmicos do curso de Odontologia no desenvolvimento de atividades práticas por meio de um projeto de extensão, onde será realizada, com supervisão docente, a avaliação da saúde bucal dos atletas, orientações de prevenção e encaminhamento para tratamento, quando necessário. A faculdade selecionará casos prioritários para acompanhamento clínico no próprio projeto de extensão.

Atualmente, a Funesp possui os seguintes atletas inscritos nas modalidades contempladas:

            •             NPAR – Ayrton Senna (paradesporto): 72 inscritos

            •             Atletismo – Ayrton Senna: 133 inscritos

            •             Atletismo – Centro Olímpico Vila Nasser: 211 inscritos

            •             Ginástica Artística – CEFAT: 376 inscritos

            •             Ginástica Rítmica – Jacques da Luz: 171 inscritos

            •             Ginástica Rítmica – Guanandizão: 85 inscritos

No total, serão contemplados cerca de 1.048 atletas da Fundação Municipal de Esportes.

A vice-prefeita Camilla Nascimento, que também é odontóloga, destacou a importância das parcerias. “Sem as parcerias nada acontece. O poder público, a sociedade como um todo, precisa de parcerias, em qualquer tipo de política, seja ela pública ou privada, para acontecer. Essas mãos dadas com a Insted, que está disposta a ajudar, são primordiais para Campo Grande. A gente agradece muito por isso. Parabéns pelo olhar diferenciado e, parabéns à Funesp pelo respeito aos nossos atletas. Toda equipe tem feito a diferença”, destacou.

O coordenador do curso de Odontologia da Insted, Reinaldo Lopes Akamine, comentou o processo para a parceria. “Tivemos várias reuniões com a Funesp para organizarmos a parceria. A ideia desse projeto surge junto com a grade inovadora do curso de Odontologia, onde nós incluímos a odontologia do esporte, uma especialidade bastante nova. Avaliando atletas e praticantes do esporte pelo âmbito da fisiologia do exercício e das análises clínicas, nós precisamos atender, incentivar e promover saúde”, comentou. O coordenador também anunciou que irão estender a parceria para o atendimento psicológico. “Essa é a nossa forma de devolver o conhecimento da academia para vocês”, afirmou.

O diretor-executivo da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, também reforçou a parceria. “Nada melhor do que fazer esse tipo de parceria. Isso tudo é essencial. Além de, como academia, poder prover aos nossos acadêmicos a prática, que é essencial na formação, em contrapartida, ajudar os atletas e também poder proporcionar que os acadêmicos tenham esse contato. Ficamos muito felizes”, disse.

Diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites enalteceu a união das instituições. “É com grande satisfação que recebemos essa parceria, que representa exatamente o que buscamos na gestão: unir forças. Parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade são fundamentais para ampliar o alcance das nossas ações. Com esse trabalho conjunto, nossos atletas terão acesso à prevenção em saúde, diagnóstico e tratamento, contando com o envolvimento dos acadêmicos do segundo, quarto e sexto semestre. Um verdadeiro privilégio. Meus parabéns a todos os envolvidos”, afirmou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Preços dos ovos voltam a cair com enfraquecimento da demanda no fim do mês

Produtores ajustam oferta para evitar novas quedas nos preços Após um período de estabilidade na primeira quinzena de junho, os preços dos ovos voltaram a...

Ampliação de vagas e novo concurso reforçam conquista histórica da luta dos trabalhadores da educação

A luta permanente da ACP e da FETEMS pela realização de concursos públicos e pela ampliação do quadro efetivo da educação pública estadual segue...

Assédio sexual é atribuído a diretor de escola na Capital

Professora denuncia perseguição e obtém medida protetiva na Justiça Uma professora de 40 anos denunciou ter sido vítima de assédio sexual e perseguição dentro de...

Agricultor morre em capotamento na fronteira

Circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil O agricultor Leandro Cardoso Munerati (30) morreu após um grave capotamento na tarde de segunda-feira (22), na...