domingo, 10/11/2024

Liberdade Econômica: MS é um dos melhores estados para trabalhar e empreender

Mato Grosso do Sul ficou em 3º no ranking de liberdade econômica, de acordo com o relatório analítico 2023 do índice Mackenzie. Isso significa que o Estado é um dos melhores para as pessoas investirem a força de trabalho, para aplicar seus recursos e empreender.

A liberdade econômica é a capacidade dos integrantes da sociedade de decidir sobre a destinação dos recursos disponíveis, sem coerção ou imposições externas de agentes privados ou estatais.

Apenas São Paulo e Espírito Santo tiveram desempenho melhor. Mato Grosso do Sul recebeu pontuação geral de 5,40, enquanto os paulistas ficaram com 6,02 e os capixabas, com 5,72.

Na prática, isso reflete em qualidade de vida, mais acesso ao mercado de trabalho, inclusão social e redução da pobreza. “A liberdade econômica pode ter impactos positivos no bem-estar da população, ao promover maior inclusão social e reduzir a pobreza. Ao facilitar o acesso ao mercado de trabalho e estimular a criação de empregos formais, a liberdade econômica pode ajudar a melhorar as condições de vida dos brasileiros”, diz o documento. “Estados com maior liberdade econômica são mais prósperos do que aqueles com menos liberdade econômica”, resume.

De acordo com o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladmir Fernandes Maciel, Mato Grosso do Sul apresentou uma recuperação forte após a pandemia, em relação a outros estados, e se destaca principalmente por ter poucas despesas públicas, inclusive previdenciárias, e por possuir um mercado de trabalho pujante.

“Em 2020, tivemos uma piora em todos os estados como resultado direto da pandemia. O tombo é rápido e a recuperação é lenta. No ano seguinte, tivemos uma leve recuperação da liberdade econômica, mas Mato Grosso do Sul saiu forte, teve uma recuperação melhor. E o que está pesando a favor de Mato Grosso do Sul são as despesas públicas baixas, as despesas previdenciárias, o funcionalismo não é alto, e o mercado de trabalho, que está bem”, explicou.

O Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual avalia os gastos do governo, a tributação e a regulação e liberdade nos mercados de trabalho. Os dados são obtidos de fontes oficiais como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Trabalho e Receita Federal. 

Vladmir Maciel explicou ainda que o estudo abrange todos os poderes e as três esferas (federal, estadual e municipal). Na avaliação do especialista, o Brasil e os estados ainda têm muito espaço para melhorar na liberdade econômica. A pontuação média do País no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual subiu de 4,06 em 2022 para 4,38 no último ano. 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Funsat anuncia 2.093 vagas de emprego em 197 profissões diferentes nesta sexta-feira (8)

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.093 oportunidades de emprego para 197 áreas profissionais diferentes nesta sexta-feira (8), em 251 empresas de Campo...

Protesto em Bandeirantes por mais segurança na BR-163

Moradores de Bandeirantes realizam amanhã, 9 de novembro, às 8h, um protesto às margens da BR-163, em frente à área urbana conhecida como "Rodovia...

Penitenciária de Três Lagoas implanta uniformização de toda a massa carcerária

A PSMTL (Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas) agora conta com toda sua massa carcerária uniformizada. São mais de 760 internos totalmente uniformizados,...

PF apreende 300 aves exóticas em malas no Aeroporto de Manaus

A PF prendeu na quinta-feira (7), um homem que tentava embarcar com 300 canários-da-terra no Aeroporto Internacional de Manaus. As aves estavam sendo transportadas...