A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) tem 30 dias úteis para apresentar laudo que mostrará se a JBS cumpriu parte do acordo firmado para reduzir o mau cheiro em Campo Grande. A vistoria ocorrerá na unidade do Núcleo Industrial, onde a empresa deveria ter instalado o sistema de multiciclone, equipamento que filtra partículas e odores do ar.
O laudo também verificará se a JBS entregou o Estudo de Investigação Confirmatória, que mede a contaminação do solo e ar. As informações serão entregues ao MPMS, responsável por ação contra a empresa por causa do fedor nas imediações do bairro Nova Campo Grande.
O promotor Luiz Antônio Freitas solicitou a análise como parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a empresa. A JBS não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a nova fiscalização.
Paralelamente, mais de 200 moradores processam a JBS por desvalorização de imóveis. O juiz Flávio Saad Peron centraliza os casos, e a sentença de um pode influenciar os demais. O MPMS também entrou com nova ação pedindo medidas urgentes, como o plantio de barreiras verdes e cobertura das unidades emissoras de odores.
A JBS nega irregularidades e rejeitou novo acordo proposto pelo MPMS.