sexta-feira, 12/12/2025

Itaipu Binacional inicia demarcação de 61 pontos geodésicos em Naviraí  

Engenheiros de empresa contratada pela Itaipu Binacional estão em Naviraí para a implantação da Rede Altimétrica de Alta Precisão – RAIB (uma rede de marcos geodésicos instalados em diferentes pontos da Bacia do Rio Paraná). O trabalho consiste em demarcar o ponto exato da altura de terrenos diversos, visando ajudar a Operação da usina nas previsões hidrológicas. A iniciativa envolve as duas margens, brasileira e paraguaia, e as diretorias Técnica e de Coordenação da Itaipu.

Em Naviraí, o engenheiro cartográfico da ConsultGel (Consultoria em Geomática) Matheus Penha Sanches (foto da capa), já está atuando buscando identificar 61 pontos geodésicos. Na manhã de hoje (14-04), um dos marcos foi identificado no centro da cidade, na Praça “Prefeito Euclides Antônio Fabris”. Segundo ele, em áreas públicas da Prefeitura, serão anotados cinco pontos geodésicos.

Após identificação do ponto geodésico, técnicos implantam o marco em formato piramidal de concreto com inscrição do número da estação. ©Divulgação

“Os demais serão em áreas rurais e particulares no perímetro urbano. Por isso, pedimos a compreensão e, antecipadamente, a permissão de proprietários para que possamos ingressar nestas áreas e realizar a demarcação do ponto geodésico”, argumenta Matheus Penha.

É imperioso informar que estas demarcações não tem relação alguma com inventários ou demarcações de terras. A iniciativa reforça exclusivamente a infraestrutura da região e contribui para a eficiência energética, por isso, conta com o apoio da Administração Municipal de Naviraí.

O gerente da Divisão de Estudos da Itaipu, Henrique Gazzola de Lima, reforça a importância da colaboração. “Muitas vezes, precisamos instalar os marcos em áreas públicas, praças, nas margens de estradas ou em propriedades particulares, por isso pedimos o apoio de todos.” O marco geodésico 001, por exemplo, foi instalado dentro da área da usina. “A Itaipu conta com o apoio da comunidade para que o trabalho aconteça, e a população também ganha com a atividade, tendo mais informações sobre aquele terreno demarcado, significando uma utilidade a mais para estudos, obras e georreferenciamento”, acrescenta Gazzola.

No total, a rede terá mais de 1.400 marcos geodésicos, cobrindo áreas que vão de Foz do Iguaçu até Presidente Prudente, passando por 143 municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No MS os marcos integram o Lote 4, Área entre Naviraí (MS), Rio Brilhante (MS) e Rosana (SP). A ação foi iniciada em maio/25 e vai até abril/26 iniciam com identificação de pontos geodésicos em: Anaurilândia – 12; Angélica – 34; Batayporã – 36; Eldorado – 31; Itaquiraí – 50; Ivinhema – 37; Jateí – 31; Juti – 11; Mundo Novo – 24; Naviraí- 61; Nova Andradina – 13; Novo Horizonte do Sul – 11; e Rio Brilhante.

O QUE É

Uma rede altimétrica é um conjunto de marcos distribuídos em uma área que foram medidos para saber a altura de cada ponto em relação ao nível do mar. Esses pontos são interligados, formando uma espécie de “mapa” da elevação do terreno. A rede altimétrica ajuda a entender as variações de altitude em diferentes lugares, o que é útil para planejamento de obras, monitoramento de enchentes, construção de estradas e outros projetos que dependem do relevo da área, como o monitoramento do lago da Itaipu.

OBJETIVO CENTRAL

A Itaipu Binacional está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável na sua área de atuação prioritária, com foco na conservação do meio ambiente e no apoio ao desenvolvimento regional. São ações que a empresa está realizando para garantir a proteção dos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Planurb convoca população para reunião pública sobre lei da Regularização Fundiária

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), publicou o Edital n. 124/2025 convocando moradores,...

Nova lei pode encurtar prisão de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ter sua pena de 27 anos e três meses significativamente reduzida caso a proposta de anistia, atualmente na...

Via Verde impulsiona plantio de 700 novas árvores no Monte Líbano

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), avança mais...

MEC Aprovou: Cassems tem a primeira residência multiprofissional em oncologia do estado

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) alcança um marco histórico para a saúde regional com a...