O IBAMA anunciou, em 12 de maio, o reforço nas ações preventivas contra incêndios florestais para 2025. A medida busca ampliar o combate aos incêndios, especialmente após o aumento de ocorrências em 2024. Pela primeira vez, parte dos brigadistas será contratada por dois anos, o que permitirá maior continuidade nas operações preventivas, essencial para o manejo integrado do fogo.
O plano nacional, que envolve 231 brigadas federais (116 do Ibama e 115 do ICMBio), contará com 2.600 brigadistas, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Além disso, a frota será renovada, com a aquisição de 57 veículos especializados e sete helicópteros AW119 Koala, que garantirão maior eficiência no transporte aéreo e combate.
Novas tecnologias também serão implementadas, incluindo monitoramento diário via satélite, o que permitirá maior rapidez nas respostas. A Portaria MMA nº 1.327/2025, que declarou emergência ambiental, e a Portaria Ibama nº 60/2025, que autoriza contratações emergenciais, reforçam o apoio legal para as ações de combate a incêndios, evidenciando o compromisso do governo com a proteção ambiental.