O Ministro Gilmar Mendes, do STF, saiu em defesa do colega Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (6), após a polêmica decisão que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O ministro Alexandre tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”, declarou Gilmar, ao chegar a um evento na capital federal.
A fala ocorre em meio a rumores de insatisfação entre ministros da Corte pela falta de consulta prévia sobre a medida. Apesar disso, Gilmar garantiu que não há “nenhum desconforto” interno com a decisão.
O decano do STF também criticou pressões internacionais, em especial dos Estados Unidos, que impuseram tarifas comerciais e sanções a Moraes. “O que não é normal é tentar usar tarifas para interferir nas instituições de outro país. Isso fere a soberania”, afirmou.
Recentemente, o governo Trump ativou a Lei Magnitsky contra Moraes, acusando o ministro de violações de direitos. Gilmar repudiou a iniciativa e destacou que o Brasil é uma “nação madura” e não aceitará imposições externas.