quarta-feira, 17/09/2025

Fundação de Cultura de MS divulga nova lista de inscritos para oficina de percussão no Centro Cultural

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) divulgou, na quarta-feira (18), a segunda lista de selecionados para participar da oficina de percussão Bojomalê, realizada no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. A oficina, que já ocorre desde o meio do ano, abriu novas vagas para uma segunda chamada, oferecendo a oportunidade para mais participantes integrarem o curso.

As aulas são conduzidas pelo músico Chico Simão e têm como objetivo promover a cultura local por meio de atividades culturais coletivas gratuitas. A iniciativa visa formar um grupo de percussão dedicado à pesquisa e execução de ritmos brasileiros. Os encontros acontecem às terças, quintas e sábados, das 18h às 20h, onde os novos alunos aprendem desde a técnica de manuseio dos instrumentos até a prática musical em grupo.

Os instrumentos são fornecidos gratuitamente pelo professor, que também se responsabiliza pela sua manutenção. Segundo Chico Simão, “essa é uma oportunidade única de aprender um novo instrumento, vivenciar a percussão dentro da música e desenvolver a musicalidade de cada participante”.

Sobre o oficineiro

Chico Simão, natural de São Paulo, é graduado em música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Gestão Cultural. Ele é fundador, professor e produtor do grupo de percussão Bojo Malê, além de atuar como baterista e percussionista da banda Sarravulho. Com uma carreira consolidada, Chico também é produtor de eventos e projetos culturais.

Com mais de 20 anos de experiência como percussionista e baterista, ele tem ministrado oficinas de música em diversas capitais, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, além de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Ivinhema e Coxim.

Desde 1997, Chico se dedica à pesquisa de sons e ritmos da música brasileira e da África ocidental, especialmente de países como Guiné e Senegal. Sua atuação difunde diversas manifestações culturais populares, incluindo o Maracatu Nação de Baque Virado, Capoeira, Maculelê, Samba, Samba-Reggae e Percussão Corporal.

Para Chico Simão, a prática musical traz inúmeros benefícios, tanto individuais quanto coletivos. Ele destaca que “tocar um instrumento é uma atividade enriquecedora que, além de desenvolver habilidades cognitivas como memória, concentração e raciocínio, estimula a motricidade fina e a capacidade de multitarefa. A música também é uma forma poderosa de expressar emoções e sentimentos de maneira saudável e positiva”.

Lista de selecionados para a oficina de percussão Bojomalê:

  1. Viki Azambuja Doria Passos
  2. Fernanda Barreto Leão Lopes
  3. Paulo César Tonet
  4. Mário Márcio Ribeiro de Souza
  5. Cintia Quartin
  6. Felipe Quartin
  7. Natálie Hérya Munin Ajala
  8. Felipe Lino Lopes Martins
  9. Cauã Barbosa de Carvalho
  10. Gabriel Lima Lacerda

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

CORUMBÁ: Prefeito assina decreto que encerra 5 anos de espera por promoções na carreira

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, assinou nesta segunda-feira, 15 de setembro, o decreto nº 3.512, que estabelece a promoção vertical...

Deputado Zé Teixeira solicita segurança na MS-379 em Laguna Carapã

O deputado estadual José Roberto Teixeira - Zé Teixeira apresentou uma indicação à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul solicitando ao Governo do...

DOF encontra maconha escondida em fornos industriais no MS

Policiais do DOF apreenderam na quarta-feira (10), na zona rural de Amambai, mais de 1,4 tonelada de drogas escondidas em fornos industriais transportados por...

CORUMBÁ: Bira destaca parcerias em busca do desenvolvimento para o município

O trabalho em parceria entre os poderes Legislativo e Executivo pelo desenvolvimento de Corumbá, foi destacado na noite de ontem, sexta-feira, 12, pelo presidente...