terça-feira, 29/04/2025

‘Estudantes no Controle’ incentiva protagonismo estudantil e cidadania ativa em Mato Grosso do Sul

O projeto ‘Estudantes no Controle’, promovido pela CGE/MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), tem se consolidado como uma ação inovadora no incentivo à participação cidadã dos estudantes da rede pública estadual.

Nesta terça-feira (25) aconteceu na Escola Estadual 26 de Agosto, localizada em Campo Grande, a cerimônia de lançamento da edição de 2025 do projeto.

Criado com o objetivo de fortalecer o controle social, a transparência e a ética na administração pública, o projeto capacita alunos para que atuem como fiscais da gestão escolar, promovendo auditorias cívicas e propondo soluções para os desafios encontrados em suas unidades de ensino.

Iniciado em 2018, a edição de 2025 conta com 160 vagas disponíveis e as escolas estaduais participam de um processo seletivo para integrar a competição. Os alunos formam equipes lideradas por um professor orientador e passam por diversas fases, que incluem:

  • Oficinas de Capacitação: treinamento sobre cidadania, ética e auditoria cívica.
  • Auditorias nas Escolas: diagnóstico dos principais desafios na gestão escolar.
  • Plano de Ação: elaboração de propostas para melhorar a administração da escola.
  • Audiências Escolares: apresentação dos resultados à comunidade.
  • Desafio Final: avaliação das melhores práticas e premiação das equipes vencedoras.

A premiação do projeto contempla as escolas que obtêm as melhores classificações, garantindo recursos para investimentos e melhorias na unidade de ensino, além do reconhecimento dos estudantes e professores participantes.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Carolina Camuzzo, para este ano, a premiação será de R$ 317.250, divididos entre 15 escolas e que as etapas do projeto são realizadas ao longo do ano.

“Eles precisam realizar, ao longo do ano, diversas etapas que são propostas e elaboradas estrategicamente pela coordenação do programa. Todas elas são pensadas realmente nesse sentido de desenvolver o protagonismo deles dentro da escola, uma cidadania mais ativa, esse pensamento crítico dentro da escola, para que eles possam olhar as situações que acontecem dentro daquele local que é deles e possam propor soluções”, explicou Ana Carolina.

Para o secretário de Educação Hélio Daher, esse é um projeto que prepara os estudantes como cidadãos.

“O estudante tem que entender qual é o papel dele como cidadão, qual é o papel dele para a sociedade. O exercício da cidadania começa na escola e os ‘Estudantes do controle’ é hoje o nosso projeto que mais incentiva o desenvolvimento da Cidadania, vale muito a pena desenvolver esse projeto junto com nossos estudantes, professores e toda comunidade escolar”, destacou Hélio.

Impacto e reconhecimento

Desde sua criação, o projeto tem crescido em adesão, refletindo a importância do protagonismo juvenil na administração pública. Em 2024, por exemplo, mais de 100 escolas disputaram vagas para participar da iniciativa, e o projeto foi premiado no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.

A iniciativa já resultou em diversas melhorias nas escolas, desde pequenas reformas até mudanças na gestão de recursos e serviços, demonstrando que os alunos podem ser agentes de transformação dentro da própria comunidade escolar.

A estudante Rafaella Medeiros Correa, do 2º ano do Ensino Médio na EE 26 de Agosto, participou do projeto em 2024 e destaca os aprendizados e a transformação na relação dos alunos com a escola.

“O projeto é muito legal porque faz a gente entender como as coisas funcionam na escola e como nem tudo é tão fácil quanto parece. Por exemplo, a gente achava que reformar um espaço era simples, mas vimos que exige planejamento e trabalho em equipe. Também aprendemos a nos comunicar melhor e a valorizar os recursos que temos”, explicou Rafaella.

No último ano ela e outros estudantes participaram da reforma da biblioteca e do laboratório da escola. Antes, a biblioteca era pouco utilizada pelos alunos e professores, mas, após a revitalização, o espaço se tornou mais organizado e convidativo.

“Nós pintamos, colocamos novos armários e organizamos tudo. Agora, os alunos vão até a biblioteca para ler e descansar no horário do almoço, e os professores também passaram a utilizá-la mais com os estudantes”, disse a estudante.

Inscrições

As inscrições para a edição de 2025 estão abertas até o dia 9 de abril. Podem participar escolas situadas nas cidades abrangidas pelas CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) indicadas no regulamento.

São 160 vagas disponíveis, e para participar o(a) Diretor(a) ou Diretor(a) Adjunto(a) deve inscrever a escola no link https://www.cge.ms.gov.br/oge/estudantes-no-controle/  , além de escolher um professor para ser Orientador do Projeto.

Segundo o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda o projeto surgiu como uma forma de fortalecer o controle social desde cedo.

“A Controladoria avalia a execução das políticas públicas e controla os gastos com dinheiro público. Paralelamente, incentivamos o controle social, ou seja, a sociedade verificando a aplicação desses recursos. A ideia é formar futuros cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, capazes de fiscalizar melhor o uso dos recursos públicos”, finalizou Girão.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Torcedor do Nacional é preso por racismo no Beira-Rio

Um torcedor do Nacional, do Uruguai, foi preso em flagrante por injúria racial durante a partida contra o Internacional, nesta terça-feira (22), no Estádio...

Policial mata homem após cobrança de dívida em Anastácio

Sandro Jorge Paulo Netto (38), foi morto na noite de segunda-feira (28) a tiros durante uma discussão por dívida no bairro Afonso Paim, em...

Sesau realiza plantão de vacinação no domingo 

Acontece neste domingo (27) mais um plantão de vacinação realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o objetivo de atualizar a caderneta de...

Rotas do Café destacam turismo e história em SP

No Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, o governo de São Paulo lançou o projeto "Rotas do Café", iniciativa que reúne...