quinta-feira, 26/12/2024

Dicas simples podem livrar sua casa dos focos da dengue e se prevenir contra doença

Com aumento de casos da dengue no Mato Grosso do Sul e em todo Brasil, algumas medidas simples podem livrar sua casa dos focos da doença e assim evitar a contaminação da sua família.

A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Outras medidas

Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.

Sobre os inseticidas em spray ou de tomada os especialistas alertam que ajudam a matar os mosquitos adultos, principalmente em ambientes fechados, por isso a eficácia é limitada. Já o uso de mosqueteiros e telas nas janelas dos quartos ajudam bastante, para que os mosquitos não entrem nas dependências.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Edital destina recurso a projetos culturais de MS voltados à primeira infância

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) publicou edital (clique aqui para acessar), para selecionar 28 projetos culturais para a primeira infância....

Concurso com 545 vagas e salários de até R$ 17 mil abre inscrições nesta segunda-feira

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) está com inscrições abertas em três editais de concursos públicos que somam 545 vagas imediatas e formação...

Congresso afrouxa corte de gastos e compromete ajuste fiscal de Haddad

O Congresso Nacional alterou 19 pontos do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo Lula, flexibilizando medidas chave do ajuste fiscal. As mudanças,...

Associação de militares critica Camila Jara por questionar PMs no Centro: ‘descabida’

Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de MS repudiou postura da deputada Camila Jara (PT), durante discussão com policiais...