quinta-feira, 24/04/2025

Diálogo entre legislativo e executivo garante sanção de lei que beneficia guardas civis metropolitanos.

Ao lado do vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, a prefeita Adriane Lopes sancionou, nesta quarta-feira (23), a Lei Complementar 955/25, aprovada há duas semanas pela Casa de Leis, que garante benefícios aos Guardas Civis Metropolitanos e promove melhorias no plano de carreiras da categoria. A proposta, de autoria do Executivo, alterou a Lei Complementar n. 358, de agosto de 2019, que dispõe sobre a carreira, a organização, o plano de cargos, o sistema remuneratório, o regime de trabalho, e os direitos funcionais da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

“Se você caminhar pelo diálogo, você vai encontrar lá na frente o objetivo. Nós da Câmara estivemos sempre dispostos a participar desde o início das construções. Ficou muito mais fácil essa votação que fizemos, porque a Câmara estava participando junto com o vereador André Salineiro e ouvindo a categoria. Quando a gente já tem esse diálogo vindo de tempo em tempo, de forma frequente e repetida, a gente tem sucesso de votar com segurança”, afirmou Papy.

O vereador André Salineiro, vice-presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, também participou do evento de assinatura da lei, assim como o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM/CG), Hudson Bonfim.

O projeto prevê que o reposicionamento ocorrerá ainda neste mês, com efeitos financeiros aplicados de forma gradativa, nos meses de abril, junho, setembro, dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. A proposta acrescenta que ao final do escalonamento, dividido nestas cinco parcelas, haverá o reposicionamento na carreira para Guarda Civil Metropolitano Classe Especial e Inspetor Terceira Classe. A partir de março de 2026, conforme o projeto, também se inicia o processo de promoção.

“A gente teve um avanço significativo na valorização dos guardas civis metropolitanos de Campo Grande. Hoje nós estamos avançando com a promoção de 900 guardas. Era muito aguardado por essa categoria, que não tinha aumento há 3 anos. A gente dá um passo significativo. Essa promoção aconteceria para 400 guardas e, numa composição, conseguimos avançar contemplando 900 guardas. Ao total, são 1.248 guardas que a gente segue nessa valorização e também reconhecendo o trabalho que eles têm feito por toda a companhia”, explicou a prefeita Adriane.

Segundo o advogado do SINDGM/CG, Márcio Almeida, o projeto aprovado faz parte de uma segunda etapa de melhorias para a categoria. A primeira etapa foi cumprida em outubro do ano passado, quando os guardas civis receberam um reajuste salarial.

“A outra parte desse acordo, uns vão receber 20%, outros 40%, de acordo com esse escalonamento feito pelo Município. O Sindicato entendeu o lado do Município em propor dessa forma esse escalonamento. Lembrando que houve uma primeira fase, que de supetão 960 servidores tiveram reajuste de 20% do salário deles. Isso foi recebido em outubro”, lembrou o advogado do SINDGM/CG.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Prefeita de Mundo Novo será condecorada com medalha Tiradentes pelo Governo de MS

A prefeita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, será homenageada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a...

Alexandre Pucci é promovido a desembargador pelo TJMS

O juiz substituto de 2º grau Alexandre Branco Pucci foi promovido ao cargo de desembargador do TJMS por merecimento, em sessão plenária realizada nesta...

Pistoleiros desovam corpos em via pública

Imagens obtidas por câmeras de segurança revelam o momento em que dois homens e uma mulher desovam os corpos de um casal em uma...

IMAGENS FORTES: Caseiro morto por onça é encontrado por cunhado no Pantanal

O corpo do caseiro Jorge Ávalo (60) foi encontrado na manhã desta terça-feira (22) por um cunhado, após ter sido atacado por uma onça-pintada...