sexta-feira, 14/11/2025

Diálogo entre legislativo e executivo garante sanção de lei que beneficia guardas civis metropolitanos.

Ao lado do vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, a prefeita Adriane Lopes sancionou, nesta quarta-feira (23), a Lei Complementar 955/25, aprovada há duas semanas pela Casa de Leis, que garante benefícios aos Guardas Civis Metropolitanos e promove melhorias no plano de carreiras da categoria. A proposta, de autoria do Executivo, alterou a Lei Complementar n. 358, de agosto de 2019, que dispõe sobre a carreira, a organização, o plano de cargos, o sistema remuneratório, o regime de trabalho, e os direitos funcionais da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.

“Se você caminhar pelo diálogo, você vai encontrar lá na frente o objetivo. Nós da Câmara estivemos sempre dispostos a participar desde o início das construções. Ficou muito mais fácil essa votação que fizemos, porque a Câmara estava participando junto com o vereador André Salineiro e ouvindo a categoria. Quando a gente já tem esse diálogo vindo de tempo em tempo, de forma frequente e repetida, a gente tem sucesso de votar com segurança”, afirmou Papy.

O vereador André Salineiro, vice-presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, também participou do evento de assinatura da lei, assim como o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Anderson Gonzaga, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM/CG), Hudson Bonfim.

O projeto prevê que o reposicionamento ocorrerá ainda neste mês, com efeitos financeiros aplicados de forma gradativa, nos meses de abril, junho, setembro, dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. A proposta acrescenta que ao final do escalonamento, dividido nestas cinco parcelas, haverá o reposicionamento na carreira para Guarda Civil Metropolitano Classe Especial e Inspetor Terceira Classe. A partir de março de 2026, conforme o projeto, também se inicia o processo de promoção.

“A gente teve um avanço significativo na valorização dos guardas civis metropolitanos de Campo Grande. Hoje nós estamos avançando com a promoção de 900 guardas. Era muito aguardado por essa categoria, que não tinha aumento há 3 anos. A gente dá um passo significativo. Essa promoção aconteceria para 400 guardas e, numa composição, conseguimos avançar contemplando 900 guardas. Ao total, são 1.248 guardas que a gente segue nessa valorização e também reconhecendo o trabalho que eles têm feito por toda a companhia”, explicou a prefeita Adriane.

Segundo o advogado do SINDGM/CG, Márcio Almeida, o projeto aprovado faz parte de uma segunda etapa de melhorias para a categoria. A primeira etapa foi cumprida em outubro do ano passado, quando os guardas civis receberam um reajuste salarial.

“A outra parte desse acordo, uns vão receber 20%, outros 40%, de acordo com esse escalonamento feito pelo Município. O Sindicato entendeu o lado do Município em propor dessa forma esse escalonamento. Lembrando que houve uma primeira fase, que de supetão 960 servidores tiveram reajuste de 20% do salário deles. Isso foi recebido em outubro”, lembrou o advogado do SINDGM/CG.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

RIO VERDE: Prefeito Réus Fornari participa de audiência histórica com ministra Cármen Lúcia.

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso (MS), Réus Fornari, participou de uma audiência histórica em Brasília (DF) com a...

Funsat realiza evento do Novembro Azul com oportunidades em 182 empresas

A manhã desta quarta-feira (12) será marcada por conscientização e oportunidades de emprego. A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realiza o Emprega CG –...

Vereadora Luiza realiza audiência pública sobre moradia indígena e o bem viver na Aldeia Urbana Inamaty Kaxé

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou nesta quinta-feira (06) mais uma...

Fumacê percorre oito bairros nesta sexta

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, será reforçado em oito bairros de Campo Grande, com o...