segunda-feira, 15/09/2025

Detran-MS recebe estudo inédito que garante gestão mais eficiente de inspeção veicular no Estado

Garantir que o cidadão tenha acesso a serviços padronizados e com mais qualidade na hora de buscar uma vistoriadora ou estampadora é a meta de um estudo inédito que acaba de ser concluído e entregue ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Inovadora, a pesquisa é fruto de convênio com a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos no Mato Grosso do Sul) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a Universidade Federal (UFMS). 

O Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, explica que a verificação dos serviços prestados vai nortear a implantação de novos procedimentos de controle e fiscalização para inspeção veicular.

“Essa é uma iniciativa inédita que une dois órgãos. A Agems, que tem a expertise de fazer esses levantamentos, junto com a UFMS, uma entidade com uma qualidade enorme em termos de técnicos e profissionais. O primeiro passo foi a avaliação dos serviços de estampagem de placa e de vistoria de veículos no Estado. Um estudo muito bom que vai render bons frutos porque a partir de agora nós vamos cobrar as medidas necessárias para que os serviços sejam perfeitos”. 

Apresentação final do estudo na segunda-feira (17)

A pesquisa, que envolveu 56 profissionais/pesquisadores, durou cerca de dois anos. Neste período, foram realizados diagnósticos detalhados em empresas do setor, compilando um acervo de relatórios que se tornou a base para entregas inéditas em Mato Grosso do Sul.

Os indicadores de entrega apontam mais de 29 mil km de área percorrida ao longo da pesquisa, visita à 522 empresas, auditoria de 16,7 mil laudos, detecção de mais de 55 mil inconformidades, processamento de 821 pedidos para atender ao projeto e 85 relatórios estratégicos gerados. 

Essa é mais uma parceria institucional do Detran-MS visando a melhoria de serviços. “Quando o poder público concede um serviço é o seu dever fiscalizar para que o cidadão tenha serviços de qualidade com custos corretos. Nós vamos caminhar nesse sentido de unir os órgãos que estão disponíveis, trabalhar em conjunto para garantir que o cidadão tenha sempre a garantia de serviços de qualidade”, destaca Rudel. 

A união das instituições em prol de melhores entregas para a sociedade também é o que motiva o Diretor-Presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. “O Detran é referência nacional com vários cases de sucesso, a AGEMS é parceira e temos uma inovação nas mãos. Através do nosso trabalho, vamos entregar um serviço de qualidade e segurança a nossa população”, destaca Assis.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Aprovado em 2ª discussão projeto de lei de Hashioka que obriga certidão de antecedentes criminais a entidades assistenciais

Foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 72/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que obriga as instituições sociais...

”Dourados na rota do mundo”, diz Gianni Nogueira sobre inauguração do aeroporto

A vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL-MS) comemorou a retomada dos voos no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira de Dourados-MS após quatro anos...

Com ênfase na Rota Bioceânica, Zeca propõe implantação de escritório da ApexBrasil em MS

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nessa quinta-feira (4), o deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação...

Dr. Victor Rocha destaca urgência na reestruturação da saúde na Capital

O presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), alertou sobre a crise na saúde pública de Campo...