terça-feira, 1/07/2025

CORUMBÁ: Semana de mobilização do IDEB na REME e 1º simulado educa REME

A Semana de Mobilização do IDEB na REME ocorre no período de 22 a 25 de abril de 2025 na REME e é o chamado da Prefeitura Municipal de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), à sociedade pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME).

A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é o principal instrumento utilizado bianualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (INEP) para o monitoramento da educação brasileira, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Criado pelo INEP em 2007, o índice, combinado dos resultados do SAEB com a taxa de aprovação dos alunos, permite realizar diagnósticos da aprendizagem e fornecer subsídios para a elaboração e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Nesse contexto, a SEMED propõe a cada unidade de ensino realizar a Semana de Mobilização do IDEB na REME, estratégia motivadora para elevar a autoconfiança dos 1.300 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental para a realização da experiência de participação do 1º Simulado Educa REME, no dia 23.04.2025. Além da aplicação do teste com foco em Língua Portuguesa e Matemática, do entendimento devido a respeito do preenchimento do cartão-resposta e do questionário contextual, haverá jogos interativos e dinâmicas, incentivando a colaboração e a troca de conhecimentos entre os estudantes, como também ações planejadas pela SEMED para mobilizar a comunidade escolar a respeito da importância da prova do SAEB.

Outro fator relevante é a proposta deste evento de proporcionar a ciência de que para que a prova do SAEB seja levada em consideração para a aferição do IDEB, é necessária a participação de, no mínimo, 80% dos alunos de cada escola. Desse modo, este movimento objetiva também mobilizar a comunidade e a família dos estudantes a que incentivem a presença maciça dos estudantes na data da avaliação. Portanto, é imprescindível que, efetivamente, todos os alunos do 5º ano do ensino fundamental compareçam à escola, participem e façam as provas. Os estudantes público-alvo da educação especial possuem direito a atendimento com recursos e profissionais especializados.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, professora Mabel Marinho Sahib Aguilar, “Os simulados são importantes para se avaliar as habilidades dos alunos e, a partir daí, proporcionar um ensino e um aprendizado mais personalizados. Também são necessários para que os alunos entendam a dinâmica e o formato da prova do SAEB, reduzindo, assim, a ansiedade no dia do teste oficial e tenham um desempenho muito melhor.”

É importante ressaltar também que as estratégias visando o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da REME seguem no transcorrer do ano letivo, como, por exemplo, o contínuo processo diagnóstico, o planejamento estratégico, o investimento na formação dos professores, a aquisição de materiais pedagógicos, os simulados com foco no conteúdo relacionado aos Temas e Descritores da Matriz de Referência do SAEB e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a sensibilização das famílias.

Dessa forma, a Prefeitura de Corumbá, por meio da SEMED, realiza a gestão efetiva da progressão educacional do município além de contribuir para um ambiente de aprendizado mais estimulante e eficaz.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mais de R$ 2 milhões já pagos: emendas que fortalecem a saúde em 30 municípios

O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) destinou mais de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a área da saúde em Mato Grosso do Sul....

Governo muda norma após morte de brasileira na Indonésia

O presidente Lula publicou nova norma que permite ao governo federal custear o translado de corpos de brasileiros falecidos no exterior em casos excepcionais....

Dengue faz mais 3 vítimas em MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou mais três mortes por dengue, elevando para 15 o número de...

Reforço contra o aedes, fumacê circula por quatro bairros nesta terça-feira 

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em quatro bairros de Campo Grande, com o uso do...