segunda-feira, 19/01/2026

Coronel David questiona regulação digital do PT: “Ameaça direta à liberdade de expressão”

O deputado estadual Coronel David (PL) lançou duras críticas ao que chamou de avanço sistemático da censura no Brasil, atribuindo ao governo federal uma tentativa de controlar o fluxo de informações nas redes sociais. A denúncia do parlamentar surge após o bloqueio da Revista Timeline em todas as plataformas digitais, por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal).

O deputado faz referência a um plano de regulação das plataformas digitais, em discussão a portas fechadas, que prevê a criação de um comitê de avaliação de conteúdo composto por funcionários governamentais.

“Basicamente, será um grupo decidindo o que você pode ou não ler na internet, tal como em regimes autoritários como Cuba, Venezuela e Coreia do Norte”, afirmou.

Além disso, o parlamentar chamou atenção para o impacto que essa regulação terá durante as eleições. Regras específicas para aceleração da remoção de conteúdo em período eleitoral poderiam impedir a circulação de informações ou denúncias importantes.

“Se alguém expõe um escândalo de corrupção nesse período, simplesmente desaparece da internet antes que a verdade se espalhe”, criticou David, apontando que a direita e apoiadores de Bolsonaro seriam os principais alvos desse tipo de censura.

Conforme explicou o deputado, o episódio envolvendo a Timeline levanta um alerta para os riscos de medidas arbitrárias, especialmente quando conduzidas sem diálogo público e transparência. “Trata-se de uma batalha essencial para proteger um dos pilares da democracia: o direito de pensar, falar e ser informado livremente.”

Veja o vídeo

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gramado do Douradão recebe últimos ajustes para estreia do DAC

A Prefeitura de Dourados está finalizando os últimos ajustes no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, para que o Dourados AC (DAC) possa estrear no...

Seguro-desemprego terá teto de R$ 2.518,65 após reajuste

A partir desta segunda-feira (12), o trabalhador demitido sem justa causa passou a receber parcelas maiores do seguro-desemprego, com base na atualização das faixas...

Idoso que não consegue andar vence Estado e Município na Justiça para garantir cirurgia de R$ 95 mil

Um idoso de 61 anos, morador de Campo Grande, obteve uma vitória definitiva no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) após...

Lula nomeia Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça

O advogado Wellington César Lima e Silva foi nomeado nesta terça-feira (13) como o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após reunião com...