terça-feira, 1/07/2025

Com apoio de Caravina, caravana da castração vira realidade no MS

Na última quinta-feira (24), o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) participou da capacitação da Caravana da Castração, realizada na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento reuniu servidores de dez municípios da região do Pantanal, que receberam orientações sobre a logística e o uso do sistema digital SIGPET para o agendamento das castrações. 

A Caravana da Castração é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas para a Promoção dos Direitos dos Animais (Suprova), com investimento de R$ 5 milhões provenientes de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke (Podemos). O projeto prevê a realização de mais de 20 mil castrações gratuitas em cães e gatos nos 79 municípios sul-mato-grossenses, com início previsto para junho deste ano. 

Durante o evento, Caravina destacou sua participação na idealização do projeto quando atuava como secretário de Governo. “Foi um trabalho de articulação. Ainda quando era secretário de governo, junto ao Carlos [Eduardo Rodrigues, superintendente da Suprova], convencemos a senadora Soraya a destinar esse recurso para a causa animal. É inédito. Nenhum outro estado do Centro-Oeste destinou tanto à castração de cães e gatos”, afirmou o deputado. 

Caravina também ressaltou que a ação vai além da saúde animal, integrando a saúde pública e a educação.

“Estamos falando de saúde única. Quando cuidamos dos animais, cuidamos da saúde das pessoas. A castração também é uma ferramenta de educação e conscientização”, frisou. Ele ainda afirmou que seguirá apoiando o programa com emendas estaduais e mobilização política. 

A primeira etapa da Caravana da Castração contemplará dez cidades da região do Pantanal: Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá. A escolha das cidades levou em consideração o número de animais em situação de rua e os altos índices de zoonoses registrados nessas regiões. 

O projeto será descentralizado, com atendimento direto à população por meio do SIGPET (Sistema Gestor de PET), que permitirá o agendamento online de castrações. Serão castrados em média 150 animais por dia, e o ônibus da caravana ficará cerca de quatro dias em cada município. 

Com o slogan “Castrar é um ato de amor”, a Caravana da Castração busca engajar a população na proteção e bem-estar animal, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional na área.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Antônio João amplia exames de ultrassom na rede pública

A Prefeitura de Antônio João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo no fortalecimento da saúde pública. A mais recente conquista é...

Emprega CG terá ação no Coophavila II com 120 vagas na próxima segunda-feira 

Para 13 funções, o Emprega CG recruta na próxima segunda-feira, 30 de junho, dentro de uma unidade da rede atacadista Assaí. A ação itinerante...

CEI Zedu amplia atendimento e recebe 400 crianças em tempo integral no Parque dos Poderes

Com mais de 40 anos de história, o CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad) passou por ampliação e melhorias para...

TCE-MS debate orçamento para a primeira infância em webinário nacional

O TCE-MS participou, nesta terça-feira (24), do webinário "Vozes da Primeira Infância: planejamento orçamentário em foco". O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira representou...