sexta-feira, 13/02/2026

Campo Grande aposta em inovação e protagonismo feminino no agro

O fortalecimento do agronegócio sustentável, a valorização do protagonismo feminino e o uso da tecnologia como aliada da produção marcaram a participação de Campo Grande em um dos principais encontros do setor na fronteira entre Brasil e Paraguai durante o Ponta Agrotec 2025. O município, representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), acompanhou as discussões sobre inovação, inclusão e novas práticas produtivas que unem preservação e crescimento econômico.

A programação contou com painéis e debates sobre temas como inteligência territorial, conectividade no campo, piscicultura sustentável, certificação de grãos com inteligência artificial e bioeconomia aplicada. As discussões reforçaram o papel da tecnologia na transformação do agro, com soluções voltadas à agricultura familiar e à diversificação produtiva.

De acordo com o secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, muitas famílias em Campo Grande vivem da produção diversificada, combinando agricultura, pecuária e piscicultura “Essas práticas inovadoras podem ser adaptadas às unidades de base familiar sem abrir mão da preservação ambiental. A inovação tecnológica deve estar presente também nas pequenas propriedades, com a participação das mulheres e dos jovens, que são fundamentais para o futuro sustentável do campo”, destacou.

As discussões apontaram que a sustentabilidade vai além da redução de insumos: envolve sistemas produtivos diversificados, reaproveitamento de recursos e inclusão social. O modelo que combina produção e preservação é apontado como caminho estratégico para reduzir perdas, aumentar a eficiência e diminuir o impacto ambiental.

A integração entre agricultura, pecuária e piscicultura, presente também nas ações de Campo Grande, mostra que inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas. Experiências locais como hortas urbanas, produção agroecológica e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) foram citadas como exemplos de políticas públicas alinhadas a esse novo paradigma produtivo.

Um dos grandes destaques foi a valorização das mulheres que empreendem e lideram no campo. O debate mostrou que comunicar o agro com suas histórias, desafios e soluções é tão importante quanto aplicar tecnologia. A comunicadora e produtora rural, Camila Telles, participou do encontro reforçando a importância da visibilidade e da narrativa feminina no desenvolvimento do setor “A presença feminina no campo tem promovido inclusão, geração de renda e empoderamento, tornando-se um pilar da sustentabilidade social e econômica”.

“Produzir e preservar são metas complementares. Quando a mulher participa ativamente da produção rural, ela amplia o olhar sobre sustentabilidade e gera impacto positivo em toda a comunidade”, ressaltou o secretário Ademar.

O ambiente colaborativo entre produtores, pesquisadores, startups e gestores públicos reforçou que o futuro do agronegócio passa pela regeneração ambiental, conectividade tecnológica e evolução produtiva, princípios que também norteiam as políticas de desenvolvimento sustentável em Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Hashioka confirma pré-candidatura a deputado federal e reforça compromisso com MS no Congresso

O deputado estadual Roberto Hashioka confirmou na manhã de hoje, 11, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), que...

Prefeito Neco Pagliosa acompanha início dos preparativos do time de Caracol para a Copa Assomasul 2026

O prefeito de Caracol, Carlos Humberto “Neco” Pagliosa, acompanhou nesta semana o início dos preparativos da equipe que representará o município na Copa Assomasul...

Hospital Binacional: Proposta de Carlos Bernardo que beneficia todo MS

Um hospital de referência para toda a população de MS e além-fronteiras!A proposta de construção de um hospital binacional na linha internacional entre Ponta...

PF deflagra Operação Black Jack contra o tráfico de drogas em MS

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Black Jack, com...