quarta-feira, 27/08/2025

Cadastro de invasores de terras, de autoria de Rodolfo Nogueira, aguarda parecer da CCJ

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou Projeto de Lei (4432/2023) que propõe a criação do Cadastro de Invasores de Propriedades (CIP) com o intuito de facilitar a identificação e responsabilização dos envolvidos em casos de invasão de propriedades públicas ou privadas. 

“O projeto de lei é baseado em uma série de razões legítimas e necessárias para a preservação da ordem pública, a proteção dos direitos de propriedade e a garantia da segurança jurídica”, diz parte da proposta. 

De acordo com o texto da matéria, a criação do CIP tem como objetivo principal preservar a ordem pública, proteger os direitos de propriedade e garantir a responsabilização daqueles que se envolvem em invasões de propriedades. 

“A identificação precisa dos invasores é fundamental para a aplicação eficaz da lei e a prevenção de reincidência nesse tipo de atividade ilegal”, declarou Nogueira.

O projeto prevê registrar informações necessárias relacionadas às invasões de propriedades. “Isso inclui dados pessoais dos invasores, como nome completo e números de CPF e RG, bem como detalhes da invasão, como data e local. Essas informações são cruciais para a identificação e ação legal subsequente”, explicou o parlamentar. 

“A responsabilidade das autoridades competentes, incluindo órgãos de segurança pública e autoridades judiciais, no registro das informações no CIP assegura que os dados sejam mantidos de maneira adequada e utilizados apenas para os fins previstos na lei”, finalizou Nogueira, que também é integrante da CPI do MST, comissão que tem investigado os crimes de invasões de propriedades no Brasil.

Os conflitos decorrentes das invasões de terras aumentaram significativamente com o governo Lula. Foram 2.203 conflitos em 2023, maior número já registrado desde o início do monitoramento, em 1985. A situação prejudica as atividades no campo e aumenta a insegurança jurídica. Produtores rurais reclamam da falta de posicionamento do governo federal que tem apoiado e feito “vista grossa”para a situação.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Casa Rosa realiza 185 atendimentos em mutirões e identifica 4 casos suspeitos de câncer

No último sábado (16), a Associação Beneficente Casa Rosa promoveu dois mutirões de saúde que somaram 185 atendimentos gratuitos à população. A sede do...

Piloto de Moto embriagado atropela mãe e duas crianças em Camapuã

Na tarde de quinta-feira (21), um piloto de moto embriagado atropelou uma mulher com duas crianças uma delas um bebê de colo em Camapuã....

Corpo do cartunista Jaguar será velado no Memorial do Carmo

Será velado nesta segunda-feira (25), a partir das 12h, na capela celestial do Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, o corpo do...

Prefeitura dá posse ao CIAMP-Rua e fortalece políticas públicas para a população em situação de rua

A primeira diretoria do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua do Município de Campo Grande...