domingo, 19/10/2025

Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó prepara para o próximo sábado (20) uma grande mobilização para imunizar a população contra gripe. O Dia D, como está sendo chamado, terá vacinação em todas as unidades de saúde da sede do município e dos distritos de Cristalina e Nova América, das 7h às 13h. Também haverá vacinação no PAM e no atacadista Leve Max, entre as 13h e as 19h.

Integram o público alvo da vacinação Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias), trabalhadores em saúde do setor público e privado, professores e pessoas com comorbidades – (Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mentalque, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico).

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, é necessário apresentar, no ato da imunização, a carteirinha de vacinação, o CPF ou o cartão SUS.

A vacinação contra a gripe é uma importante estratégia de saúde pública para proteger a população, principalmente grupos mais vulneráveis, durante a temporada de influenza. De acordo com especialistas, imunizar a população é essencial para reduzir os impactos causados pelo vírus no sistema de saúde e na sociedade.

Pesquisas apontam que a vacina, quando aplicada em grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, diminui em até 60% os casos graves da doença nessas populações. Isso evita internações hospitalares e óbitos.

Além disso, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a probabilidade de surtos e epidemias, protegendo a população como um todo. Isso porque a vacina reduz o número de indivíduos suscetíveis ao vírus influenza.

Outro benefício é a manutenção das atividades sociais e econômicas. Com menos pessoas adoecendo gravemente a ponto de faltar ao trabalho ou aulas, há menor impacto na rotina da sociedade.

Diante disso, especialistas reforçam a importância de a população, principalmente grupos prioritários, buscarem os postos de saúde para se vacinar contra a gripe. A medida é essencial para proteger a saúde individual e coletiva durante a temporada de influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Anel Rodoviário de Itaporã deve receber nome de empresário

O Anel Rodoviário de Itaporã, no prolongamento da MS-156, que faz ligação com a MS-157, poderá ganhar oficialmente o nome de Antônio Ferreira dos...

Funsat realiza edição do outubro rosa com feirão de empregos

Nesta sexta-feira (17), a Funsat (Fundação Social do Trabalho) promoveu o “Emprega CG – Outubro Rosa”, evento que uniu oportunidades de trabalho e orientações...

Com confiança elevada e geração de empregos, Campo Grande segue em expansão econômica

Campo Grande encerrou o mês de setembro de 2025 reafirmando sua posição como o principal polo econômico de Mato Grosso do Sul, com desempenho...

Quem foi Antonieta de Barros, a 1ª deputada negra do Brasil que criou dia do professor

Professora, jornalista e primeira deputada negra do Brasil. Antonieta de Barros nasceu em 1901 na antiga cidade de Desterro/SC (hoje Florianópolis). Professora de português...