sexta-feira, 9/05/2025

Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó prepara para o próximo sábado (20) uma grande mobilização para imunizar a população contra gripe. O Dia D, como está sendo chamado, terá vacinação em todas as unidades de saúde da sede do município e dos distritos de Cristalina e Nova América, das 7h às 13h. Também haverá vacinação no PAM e no atacadista Leve Max, entre as 13h e as 19h.

Integram o público alvo da vacinação Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias), trabalhadores em saúde do setor público e privado, professores e pessoas com comorbidades – (Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mentalque, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico).

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, é necessário apresentar, no ato da imunização, a carteirinha de vacinação, o CPF ou o cartão SUS.

A vacinação contra a gripe é uma importante estratégia de saúde pública para proteger a população, principalmente grupos mais vulneráveis, durante a temporada de influenza. De acordo com especialistas, imunizar a população é essencial para reduzir os impactos causados pelo vírus no sistema de saúde e na sociedade.

Pesquisas apontam que a vacina, quando aplicada em grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, diminui em até 60% os casos graves da doença nessas populações. Isso evita internações hospitalares e óbitos.

Além disso, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a probabilidade de surtos e epidemias, protegendo a população como um todo. Isso porque a vacina reduz o número de indivíduos suscetíveis ao vírus influenza.

Outro benefício é a manutenção das atividades sociais e econômicas. Com menos pessoas adoecendo gravemente a ponto de faltar ao trabalho ou aulas, há menor impacto na rotina da sociedade.

Diante disso, especialistas reforçam a importância de a população, principalmente grupos prioritários, buscarem os postos de saúde para se vacinar contra a gripe. A medida é essencial para proteger a saúde individual e coletiva durante a temporada de influenza.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Piloto de Moto morre após colisão com ônibus no bairro Los Angeles

Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta segunda-feira (5), no bairro Los Angeles, região sul de Campo Grande. A colisão ocorreu...

Operário e Uberlândia duelam por reação na Série D

Uberlândia e Operário-MS se enfrentam neste sábado (03), às 16h, no Estádio Parque do Sabiá, em duelo válido pela terceira rodada da Série D...

Petrobras inicia limpeza de sonda e pressiona Ibama por aval

A Petrobras iniciou os procedimentos de limpeza da sonda ODN II, atualmente posicionada na Baía de Guanabara, como parte dos preparativos para perfuração na...

Dr. Victor Rocha recebe ex-Governador Reinaldo Azambuja na Câmara Municipal

Na manhã desta terça-feira (06), o vereador Dr. Victor Rocha (PSDB) recebeu o ex-governador Reinaldo Azambuja na Câmara Municipal de Campo Grande. O encontro...