O governo brasileiro enviou uma missão humanitária para ajudar a combater incêndios florestais na fronteira com a Bolívia, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A equipe, composta por 37 bombeiros da Força Nacional e 25 dos Bombeiros do Distrito Federal, está trabalhando com autoridades bolivianas e instituições brasileiras como IBAMA e ICMBio.
As operações incluirão sobrevoos e a análise de imagens de satélite para identificar e combater os focos de incêndio ao longo da faixa de fronteira com os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A missão conjunta terá uma abordagem preventiva e repressiva, visando não apenas a extinção dos incêndios existentes, mas também a proteção da área de fronteira e do Pantanal contra novos incêndios.
A missão inclui operações conjuntas e ações preventivas para proteger o Pantanal e controlar focos de incêndio na região. Dos 112 incêndios registrados recentemente no Pantanal, 18 permanecem ativos, enquanto 71 foram extintos.