O governo brasileiro anunciou com entusiasmo a aprovação, pelo Quênia, do modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para exportação de carne bovina, produtos cárneos e miúdos do Brasil. Essa abertura de mercado promete ampliar o fluxo comercial entre os dois países, destacando-se como uma nova oportunidade para fortalecer o setor agropecuário brasileiro.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 41 milhões em produtos agrícolas para o Quênia. Agora, o país africano, com uma população de 55 milhões, terá acesso a carnes de qualidade reconhecida internacionalmente, atendendo à crescente demanda local por proteína animal.
O passo inicial para a exportação exige que importadores quenianos obtenham licenças de importação e realizem avaliação de risco para cada estabelecimento brasileiro interessado em vender ao Quênia.
Com esses avanços, o agronegócio brasileiro soma 321 novas oportunidades de negócio desde o começo de 2023, resultado do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).