O Brasil acaba de conquistar mais uma abertura de mercado no setor agropecuário: a exportação de mudas “in vitro” de cana-de-açúcar para a Guatemala. A negociação fitossanitária foi concluída com sucesso pelos governos dos dois países, marcando mais um passo importante na internacionalização da biotecnologia brasileira.
Além de agregar valor por meio de inovação e pesquisa científica, a medida abre portas para parcerias comerciais, consultorias e transferência de tecnologia entre empresas brasileiras e guatemaltecas. A expectativa é que o setor privado aproveite essa nova oportunidade para fortalecer sua presença na América Central.
Em 2024, o Brasil exportou aproximadamente US$ 249 milhões em produtos agropecuários para a Guatemala, com destaque para cereais e sementes. Com esta nova abertura, o número total de mercados conquistados pelo agronegócio brasileiro desde 2023 chega a 399 — resultado do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).