quinta-feira, 25/12/2025

Beto sobe com apoio de ampla frente de Partidos, Vereadores e líderes de bairro

Beto sobe com apoio de Bolsonaro, Adriane cai para 3º e Rose amplia liderança, diz pesquisa do Ranking. O deputado Federal Beto Pereira (PSDB) com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro subiu seis pontos e assumiu o 2º lugar, segundo pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência divulgada nesta terça-feira (9).

A prefeita Adriane Lopes (PP) perdeu de quatro a 12 pontos e caiu para a 3º colocação segundo levantamento. A Deputada Federal Camila Jara (PT) foi impulsionada pela definição do ex-governador Zeca do PT como candidato a vice-prefeito, dobrando os percentuais.

O Instituto Ranking Brasil ouviu 2 mil eleitores entre os dias 4 e 8 deste mês. A margem de erro é de 2,2% para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MS-03033/2024.

Na pesquisa espontânea Rose Modesto segue na liderança, com 14%, seguida por Beto Pereira com 11%, Adriane Lopes com 9%, André Puccinelli com 5%, Camila Jara com 2,50%, o Deputado Federal Marcos Pollon (PL) com 2%, o pecuarista Beto Figueiró (Novo) com 0,80%, pelo vereador Professor André Luís (PRD) com 0,50%, Ubirajara Martins (DC) com 0,15% e Luso Queiroz (PSOL) com 0,05%. Indecisos, nulos e brancos ficaram em 54%.

Em relação ao mês de junho, Rose passou de 13,40% para 14%. Beto passou de 10,20% para 11%, mas assumiu o 2º lugar porque Adriane oscilou de 13,40% para 9%. A prefeita é a mais prejudicada pelo abandono de Bolsonaro, que a trocou pelo candidato do PSDB.

Na estimulada, no principal cenário, Rose lidera com 31,50%, seguida por Beto com 20%, por Adriane com 17%, Camila com 5%, Pollon com 3,50%, por Figueiró com 3%, Professor André Luís com 0,70%, Ubirajara com 0,20% e Luso com 0,10%.

A ex-superintendente da Sudeco subiu seis pontos, já que tinha 25% no mês passado e agora chega a 31%. Em cinco meses, Rose dobrou as intenções de voto, considerando-se que tinha 16% em fevereiro deste ano.

Beto subiu seis pontos com o apoio de Bolsonaro e André. E ele vem crescendo desde fevereiro, quando tinha apenas 6,1%, chegando a 14% em junho e pulando, agora, para 20%. Na guerra das máquinas, da prefeitura e do Estado, o tucano começa a ganhar força em relação a Adriane na véspera das convenções partidárias.

A prefeita sentiu o golpe após fletar com o bolsonarismo desde o ano passado. Ela vinha subindo a cada levantamento e chegou a ameçar a liderança de Rose, ao passar de 15,2% em fevereiro para 22% no mês passando, ficando a três pontos percentuais e empatando com a ex-deputada na liderança. No entanto, com a perda de cinco pontos, de 22% para 17%, Adriane corre o risco de perder a vaga no segundo turno para o candidato de Bolonaro.

Camila Jara passou de 2,30% em junho para 5%. A candidata do presidente Lula (PT) não chega ainda a dois dígitos nem desponta como favorita, mas tem mais intenções de voto do que o coordenador do movimento Pro-armas, Marcos Pollon que só obteve 3,50% e quase é ultrapassado por Beto Figueiró, que passou de 1,80% para 3%.

Houve aumento nos eleitores indecisos ou dispostos a anular o voto, de 14,30%, no mês passado, para 18% neste mês.

No 2º cenário, Adriane cai e Beto dispara
Neste cenário, Rose manteve a liderança com 34%, seguida por Beto com 21,20%, Adriane com 18%, Camila com 5,30%, Beto Figueiró com 3,20% e Ubirajara Martins com 0,30%. Brancos, nulos e indecisos somaram 18%, contra 14,50% no levantamento anterior.

Rose cresce nesse cenário quase nove pontos, de 25,30% para 34%. A ex-superintendente da Sudeco confirmou os levantamentos anteriores de que seria a principal beneficiada com a saída de André Puccinelli.

Beto Pereira vem confirmando o prognóstico de Reinaldo Azambuja e subiu seis pontos neste cenário, passando de 15% para 21,20%. Ele superou Adriane, que caiu de 22,40% para 18%. Camila dobrou o percentual, de 2,50% para 5,30%, enquanto Figueiró passou de 2% para 3,2%.

No 3º cenário, prefeita perde 12 pontos percentuais
No cenário mais enxuto, com apenas quatro candidatos, a prefeita Adriane Lopes foi a que mais perdeu pontos, segundo o Instituto Ranking Brasil. Rose oscilou dentro da margem de erro, de 37,30% para 36,60%, mas manteve a liderança isolada e ampliou a vantagem em relação ao segundo colocado, de sete para 14,2 pontos percentuais.

O segundo lugar ficou com Beto Pereira, que saltou de 16% para 22,40%, enquanto a prefeita viu a intenção despencar, de 30% para 18,20%. Já Camila Jara subiu de 2,70% para 5,40%. Os indecisos, nulos e brancos passaram de 14% para 17,40%.

Os números revelaram que com o apoio de Bolsonaro impulsionou a candidatura de Beto Pereira. Rose segue com o desafio de não perder pontos para o tucano, que vem construindo um grande arco de alianças e tem o apoio do Governo do Estado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Piloto de Moto morre em acidente na Avenida Bandeirantes

Um acidente grave na tarde desta segunda-feira (22), na Avenida Bandeirantes, em Campo Grande, resultou na morte de Tiago Duarte de Lima, de 38...

DOURADOS: Prefeitura organiza recesso de fim de ano e garante serviços essenciais à população

A Prefeitura de Dourados publicou no mês de outubro, um decreto que regulamenta o recesso para as festividades de Natal e Ano Novo, prevista...

Tentativa de feminicídio é descoberta em Anaurilândia

Um homem foi preso em Anaurilândia após investigações por posse ilegal de armas revelarem tentativa de feminicídio contra sua esposa. Denúncias anônimas levaram à...

Governo de MS anuncia nova chamada de aprovados em concurso da Educação

O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou a convocação imediata de 28 professores aprovados em concurso público para a Rede Estadual de Ensino....