BANDEIRANTES: Depois de 6 anos, exames de raio-x voltam a ser realizados no município

Já foram realizados 23 exames desde que o raio-x entrou em operação

Agora os pacientes de Bandeirantes não precisarão ser encaminhados aos municípios vizinhos para realizar um exame de raio-X. Depois de uma longa espera, a máquina entrou em funcionamento no Hospital Municipal João Carneiro de Mendonça, no último sábado (2).

Adquirida em dezembro de 2020, através de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke, o aparelho permaneceu embalado durante 6 anos, até a finalização da reforma do hospital e a adequação de uma sala para seu funcionamento.

O prefeito, Celso Abrantes, comemorou a entrada em funcionamento do raio-X. “Agora a população vai ter acesso ao exame sem sair de Bandeirantes, isso garante um atendimento mais rápido e agilidade no diagnóstico. Vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde em nosso município e equipar o Hospital Municipal”.

O aparelho instalado é digital, o que garante imagens de alta resolução, menor exposição à radiação para o paciente, armazenamento em nuvem e a eliminação de processos químicos poluentes. O custo, à época, foi de R$ 202 mil.

Para a senadora Soraya Thronicke a maior alegria é ver os recursos das emendas trazerem benefícios reais a população.

“Quando destinei a emenda, o objetivo era claro: garantir mais estrutura, mais dignidade no atendimento e mais agilidade no diagnóstico. Porque saúde não pode esperar. Um exame de imagem faz toda a diferença, salva vidas”, afirmou.

Ela também destacou o comprometimento do prefeito Celso Abrantes, que segundo ela vem conduzindo o município “com seriedade e responsabilidade, fazendo com que os recursos cheguem aonde realmente são necessários. Quando há parceria e boa gestão, os resultados aparecem e quem ganha é o cidadão”.

6 anos parado

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Maciel, o município teve que investir para colocar o aparelho em operação depois de tanto tempo. “Para esse funcionamento a administração teve que arcar com custos para reativação bem como a compra de novos acessórios para a utilização conforme preconiza a lei. esse investimento agora retorna a população com a ativação do raio-X”.

A técnica em Radiologia, Creuzimar Garahi, que há 16 anos trabalha na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conta que o novo aparelho tem muito mais recursos que os outros dois que ela já trabalhou.

“O primeiro (que eu trabalhei) foi o do tanque, você colocava em um revelador, ia para a água e depois para o fixador, aí colocava para estender. Depois foi para o automático, você tinha que colocar aqueles rolos e quando saía errado tinha que repetir o exame. Esse é bem mais moderno”, afirmou.

A sala de raio-x conta ainda com a tecnóloga em radiologia Amanda Suriano.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Quarta, 3 de junho de 2026. Hoje é Dia da Bicicleta. Faltam 18 dias para o Inverno. Manchetes do Correio do Estado: -Justiça inocenta Azambuja, Márcio Monteiro, Nelson...

Campão Graffiti Shop & Café inaugura espaço dedicado à cultura urbana

Evento de inauguração terá batalhas, exposição, graffiti ao vivo e cinema ao ar livre e acontece neste sábado Depois de mais de uma década de...

Funsat oferece mais de 1,4 mil vagas nesta quarta-feira

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) realiza nesta terça-feira (3) mais uma edição da Super Quarta do Emprega CG, com processo seletivo voltado ao...

Hospital Regional de Ponta Porã promove qualificação gratuita para cuidadores de idosos

Iniciativa capacitou moradores da comunidade externa para atuação qualificada na assistência à pessoa idosa Com foco na qualificação profissional e no fortalecimento do cuidado humanizado,...