Foi realizada durante toda a quinta-feira (24), a 2ª Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária de Aquidauana e Anastácio, na sede do Instituto Federal de MS, campus de Aquidauana.

A realização da conferência é da Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), em parceria com a Prefeitura de Anastácio por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e apoio do IFMS/Aquidauana.
O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre governo e sociedade civil, promovendo o debate sobre políticas públicas voltadas à economia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável, inclusão social e geração de renda.
Participaram da conferência representantes de empreendimentos econômicos solidários, estudantes, acadêmicos, movimentos sociais e populares, organizações da sociedade civil, representantes dos povos originários, representantes da agricultura familiar e representantes do poder público entre outros.
Estiveram presentes no evento, Cipriano Mendes (secretário de Produção de Aquidauana), Jairo Arruda de Souza (secretário de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio), vereadores de Aquidauana Fred Frank e Marquinhos Taxista, vereador de Anastácio – Prof. Aldo José dos Santos, Luciane Cristina Carvalho – membro da Comissão Estadual organizadora do evento e vice-coordenadora do Observatório do Cooperativismo e da Economia Popular e Solidária.
Também integraram a conferência, Alessandro Arruda da UFMS e coordenador do Observatório do Cooperativismo, Janir Gonçalves Leite – membro da comissão organizadora local e estadual da Economia Solidária, Marinalva Angelica Leite Nascimento – educadora da Economia Popular e Solidária de Anastácio, Andréa Marques – diretora do IFMS/Aquidauana, Renata Camilo – representante da Sectur e Simone Rodrigues Pereira Correa – coordenadora municipal da Agraer.

No período matutino, foram feitas a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, análise de conjuntura e balanço: apresentação e debate do Documento Referencial da 4ª CONAES e de alguns elementos da realidade local do Estado e aberto os debates com os participantes.
Já no período vespertino, foram criados os grupos temáticos que discutiram os seguintes eixos: realidade socioambiental, cultura e política econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico e ambiente institucional: legislação gestão e integração de políticas pública.
Depois das discussões dos eixos, foram apresentadas à plenária as propostas temáticas para aprovação. A plenária escolheu até 3 propostas de abrangência estadual e até 3 propostas de abrangência nacional, de cada grupo temático, para enviar para a Conferência Estadual.
Ao final, foram eleitos os delegados(as) que irão representar Aquidauana e Anastácio na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária. É importante lembrar que, a escolha dos delegados(as) obedece a seguinte proporcionalidade dos segmentos (50% de empreendimentos, 25% de entidades de apoio e 25% de gestores públicos.
Confira os delegados(as) e suplentes eleitos na plenária da conferência:
Setor empreendimento titulares – Eliane Santos Silva Albuquerque; Luiz Gonçalo; Marinalva Angelica Leite Nascimento; André Kevin Constantino; Dafini Vareiro Machado; Suplentes: Ana Claudia Reis Oliveira; José Roberto Ferreira Guerra
Entidades de apoio titulares – Lise R. Jones Lima e Ana Paula Archanjo; Suplente: Janir Gonçalves Leite.
Gestão Pública: Vereador Marquinhos Taxista; Jairo Arruda de Souza- secretário de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio; Suplentes: Vereadores Fred Fank e Aldo José dos Santos.