quinta-feira, 6/11/2025

AQUIDAUANA: Prefeitura e câmara oficializam permuta histórica entre SIMPRECAM e Pestalozzi

Na manhã desta segunda-feira (1º), em ato considerado histórico e inédito para Aquidauana, foi sancionada a Lei Ordinária nº 3.013/2025, que oficializa a permuta predial entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SIMPRECAM) e a Associação Pestalozzi de Aquidauana.

Estiveram presentes no ato: o prefeito Mauro do Atlântico, o presidente da Pestalozzi – Nelson Scaff, a presidente do SIMPRECAM – Juciene Ribeiro e demais integrantes da diretoria, os vereadores Everton Romero (presidente), Renato Bossay, Marquinhos Taxista, Valter Neves, Juracy Jesus, Nilson Pontim, Sargento Cruz e Genivaldo Montana; além de mães de alunos, a diretora Fátima Mito e os secretários municipais Anderson Meireles (Gabinete), Alexandre Périco (Gestão Estratégica) e Catharine Marques (Jurídico).

O prefeito Mauro destacou a união entre os poderes para que o acordo fosse concretizado. “O Poder Legislativo foi fundamental nesse processo para construir essa ponte entre a Pestalozzi e o Sindicato. É um acordo que a Câmara e a Prefeitura ajudaram a construir em prol da sociedade, das mães atípicas e de todos os pacientes que a Pestalozzi atende e vai poder atender ainda mais com a ampliação que farão na estrutura da unidade”, afirmou.

A presidente do SIMPRECAM, Juciene Ribeiro, reforçou que o sindicato sempre esteve aberto ao diálogo e se sensibilizou com a causa da Pestalozzi. “Em nenhum momento o SIMPRECAM quis ‘empatar’ o crescimento da Pestalozzi. Acreditamos que a entidade vai crescer muito ainda e Aquidauana será referência nesse atendimento. A permuta é importante para os nossos servidores sindicalizados e aguardamos com expectativa as melhorias que virão”, destacou Juciene.

Já o presidente da Pestalozzi, Nelson Scaff, agradeceu o empenho da Prefeitura e da Câmara Municipal. “Esse resultado é fruto da parceria e da sensibilidade do Poder Público em entender a importância dos atendimentos que a Pestalozzi presta para toda a região. Obrigado ao SIMPRECAM por entender nossa causa e ter aceitado esse acordo”, disse Nelson Scaff.

Durante o ato, a diretora geral da Pestalozzi, Fátima Mito, apresentou uma prévia do projeto arquitetônico da nova estrutura que será construída na área permutada, onde funcionava o SIMPRECAM. O espaço abrigará a Oficina Ortopédica e o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, ampliando inicialmente em 150 o número de pacientes atendidos.

“Esse projeto é um investimento de médio e longo prazo, com custo estimado em R$ 5 milhões, que reforçará ainda mais o papel da Pestalozzi na inclusão e na saúde. Hoje, é um dia de muita emoção e histórico para todos nós! Obrigada a todos que ajudaram para que chegássemos nesse acordo”, explicou Fátima Mito.

O presidente da Câmara Municipal, Everton Romero e todos os vereadores presentes discursaram enfatizando a importância do acordo firmado e a ressaltando o quanto a cidade e os pacientes ganharão com os investimentos futuros na Pestalozzi.

“Há 12 anos essa demanda da permuta estava em pauta. Agora, junto com o prefeito Mauro, todos os vereadores, o Sindicato e a Pestalozzi, fizemos um diálogo franco, mostramos a força da coletividade e essa primeira etapa está vencida. A próxima fase será a construção do novo pavilhão da Pestalozzi e a implantação da nova sede do Sindicato. Agradeço aos vereadores que aprovaram por unanimidade e reafirmo: estamos à disposição para todas as causas que beneficiem nossa população”, afirmou o presidente Éverton Romero.

HISTÓRICO E PRÓXIMOS PASSOS – A área permutada no bairro Santa Terezinha foi anteriormente doada pela Associação Nipônica ACEMBA à Pestalozzi. Com a oficialização, o espaço agora passará a abrigar a futura sede do SIMPRECAM, que será estruturada com recursos da compensação financeira paga pela Pestalozzi no valor de R$ 150 mil.

Segundo recomendou o prefeito Mauro à presidente Juciene, o SIMPRECAM poderá ter uma bela sede e com espaço adequado e bonito. “Acompanhem de perto a obra, cuidem o dia a dia do serviço que vai ser feito e os detalhes e, em breve, poderemos ver um novo SIMPRECAM sendo reaberto para bom uso dos servidores”, completou o prefeito.

Já a Associação Pestalozzi ficará com a antiga sede do SIMPRECAM, no Bairro da Serraria, área que já faz fundos com a unidade. A Pestalozzi de Aquidauana possui 42 anos de atuação e atende hoje 280 alunos na escola, 400 pacientes no Centro de Reabilitação CER (200 com deficiência intelectual e 200 com deficiência física) e mais 45 pacientes no Centro de Equoterapia, abrangendo pessoas dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda e aldeias indígenas da região.

Com a ampliação, a Associação Pestalozzi projeta aumentar significativamente sua capacidade de atendimento, fortalecendo ainda mais sua missão de inclusão e cuidado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tragédia na Rua Brilhante: pedestre morre após ser atropelado por moto com placa coberta

O pedestre Aroldo Aparecido da Silva (52) não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta segunda-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande....

Entre flores, memórias e saudade, campo-grandenses se reúnem para homenagear entes queridos no Dia de Finados

Neste domingo (2), cerca de 40 mil pessoas visitaram os três cemitérios públicos de Campo Grande, São Sebastião (Cruzeiro), Santo Amaro e Santo Antônio,...

Polícia prende autor de assassinato em Maracaju

Após tomarem conhecimento do homicídio ocorrido na última sexta-feira (31/10/2025), no bairro Vila do Ovídeo, em Maracaju, policiais civis iniciaram diligências para identificar o...

Buraco coloca pedestres e alunos em risco há 10 meses no Nova Lima

Moradores do bairro Nova Lima estão preocupados com um buraco que já dura mais de 10 meses na Avenida Gualter Barbosa, próximo à Escola...