Idealizador e médico mastologista da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha anunciou que o início dos atendimentos do projeto na Santa Casa será após o carnaval. A data foi escolhida para finalizar a adequação do novo local para melhor receber as pacientes.
“A Casa Rosa ocupará as dependências da antiga ala de psiquiatria da Santa Casa. O lugar precisa de adequações para melhor atender nossas pacientes. Além de prevenção ao câncer de mama vamos oferecer novos serviços para a população, como por exemplo: exames preventivos ao câncer de colo de útero, acompanhamento gestacional, pediatria e também a implantação da Casa Azul, para cuidar da Saúde do Homem”, explicou o parlamentar.
Victor Rocha disse que as pacientes podem esperar muitas novidades. “As novas instalações da Casa Rosa irão oferecer sete consultórios, sala de coleta, recepção ampla, entre outras melhorias para atender nossas pacientes com mais conforto”.
Durante o mês de recesso, o médico da Casa Rosa esteve reunido com a diretoria da Santa Casa para apresentar o novo layout do projeto que contarão com toda a estrutura que o hospital oferece como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). “Esse era nosso desejo, poder acompanhar de perto nossas pacientes diagnosticadas com câncer de mama durante todo o seu tratamento”, comentou Dr. Victor Rocha.
“Devido ao nosso desejo de acompanhar nossas pacientes nas consultas, exames, diagnósticos e no tratamento, podendo inclusive acompanhar as cirurgias oncológicas, decidimos ir para um hospital que seja uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Essa mudança para Santa Casa será para melhor. Pois, iremos ampliar os serviços oferecidos à população campo-grandense e sul-mato-grossense. Vamos oferecer acompanhamento às gestantes, atender nossas crianças e também implantar a Casa Azul que irá oferecer prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, explicou.
A Casa Rosa possibilita o diagnóstico precoce do câncer de mama através da consulta integrada e resolutiva. Com protocolos clínicos, consultas e exames no mesmo local, dando agilidade ao diagnóstico do câncer de mama. Reduzindo a mortalidade por câncer de mama e salvando vidas. Médico a quase 20 anos, Dr. Victor Rocha sempre acreditou no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de acesso a uma saúde pública de qualidade.
Até 15 de dezembro de 2023, a Casa Rosa realizou 7.219 atendimentos (entre primeira consulta e retornos). Foram realizadas 2.427 ultrassonografias, 1.172 mamografias, 1.123 biópsias e 41 cirurgias de mama. Sendo diagnosticados cerca de 140 casos de câncer de mama, todos devidamente encaminhados para tratamento.