A Pré-COP, evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), teve início em Brasília, reunindo negociadores de 67 países. Durante a abertura, representantes dos quatro círculos de liderança apresentaram suas contribuições para guiar os debates climáticos globais. O presidente em exercício, Gerado Alckmin, ressaltou a necessidade de ações concretas e do esforço conjunto entre as nações para avançar na implementação das medidas climáticas. Ele destacou três focos centrais: reforço do multilateralismo, conexão das políticas climáticas com a realidade das pessoas e aceleração do Acordo de Paris.
O secretário executivo da UNFCCC, Simon Stiell, chamou à união, independente das diferenças políticas, para benefício da humanidade. Os círculos dos ministros das Finanças, dos Povos, dos Presidentes da COP e do Balanço Ético Global fizeram balanços importantes sobre os avanços na mobilização para a COP30. O líder do Círculo de Presidentes, Laurent Fabius, reforçou a importância da inspiração, implementação, inclusão e inovação para fortalecer a governança climática global.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou o aumento da participação indígena e de comunidades tradicionais no processo climático. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou a ampliação do financiamento climático e listou cinco prioridades para aumentar os investimentos sustentáveis. Por fim, Marina Silva, líder do Balanço Ético Global, ressaltou a necessidade de incorporar dimensões culturais e éticas para garantir uma transição justa e eficaz.