domingo, 9/11/2025

“A Mulher que vira Onça”: senadora Soraya Thronicke será homenageada no Carnaval de 2026

No último domingo (27), a GRES Igrejinha anunciou, durante uma feijoada no Rádio Clube, que o samba-enredo do próximo Carnaval será “Soraya – a Mulher que vira Onça”, em homenagem à senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). A escolha reconhece a força e a trajetória da parlamentar sul-mato-grossense que, com garra e coragem, tem defendido Mato Grosso do Sul em Brasília — e conquistado o apelido carinhoso de “A Onça do MS”.

Antes de cair no samba, Soraya se emocionou com uma homenagem em vídeo, que reuniu depoimentos de seus familiares e amigos.
Mariza Fontoura Ocampos, presidente da Igrejinha, resumiu o sentimento de todos:  “Soraya representa a mulher que não se cala, que se transforma. Que ruge quando precisa e que samba com a nossa Igrejinha. O nosso samba vai pulsar com a história de uma menina do interior, que cresceu entre as raízes sul-mato-grossenses e se transformou em símbolo de voz ativa, de luta por igualdade e de amor à cultura brasileira. Essa mulher virou enredo porque já é inspiração”.

O lançamento do tema foi prestigiado por integrantes das demais escolas de samba, pelo presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Alan Catharineli, e pelo secretário-executivo da Cultura, Valdir Gomes, que fez questão de parabenizar a escolha. “Carnaval é cultura. E cultura não se faz sem apoio. A Soraya tem sido fundamental para que possamos manter vivas as nossas manifestações culturais e valorizar nossas raízes”, enfatizou o secretário.

A senadora Soraya agradeceu o quanto se sentiu acolhida com cada detalhe. “Se eu não fosse de Mato Grosso do Sul, escolheria ser. Amo essa terra com todas as minhas forças. Ver minha história retratada nesse enredo é um presente para a vida inteira”, disse.

Carnaval é cultura regional e Soraya apoia – Em 2025, Soraya Thronicke reforçou seu comprometimento com a cultura regional, sendo uma das principais apoiadoras do Carnaval no estado. A senadora participou dos desfiles das escolas de samba Igrejinha e Deixa Falar em Campo Grande, além de já ter destinado mais de R$ 2 milhões para o fomento da festa em diversas cidades como Campo Grande, Corumbá, Ladário, Jaraguari e Bataguassu. O investimento garantiu apoio a manifestações artísticas e culturais que valorizam a ancestralidade e a comunidade quilombola.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Brasil registra menor desmatamento em Unidades de Conservação da Amazônia em 17 anos

O Brasil registrou resultados históricos no combate ao desmatamento em Unidades de Conservação Federais entre agosto de 2024 e julho de 2025. Segundo dados...

Senado instala CPI do Crime Organizado

O Senado Federal instalou nesta terça-feira (4) a CPI do Crime Organizado e elegeu o senador Fabiano Contarato (PT-ES) como presidente. A escolha representa...

Separados por décadas, remetente e destinatário se encontram em projeto que une gerações

De um lado, alguém que já coleciona histórias em mais de seis décadas de vida. Do outro, quem ainda está descobrindo o que os...

Vereadores cobram respostas sobre operação tapa-buracos

A Comissão de Obras da Câmara Municipal de Campo Grande realizou reunião com representantes do Executivo para discutir a operação tapa-buracos, alvo de reclamações...