BANDEIRANTES: Depois de 6 anos, exames de raio-x voltam a ser realizados no município

Já foram realizados 23 exames desde que o raio-x entrou em operação

Agora os pacientes de Bandeirantes não precisarão ser encaminhados aos municípios vizinhos para realizar um exame de raio-X. Depois de uma longa espera, a máquina entrou em funcionamento no Hospital Municipal João Carneiro de Mendonça, no último sábado (2).

Adquirida em dezembro de 2020, através de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke, o aparelho permaneceu embalado durante 6 anos, até a finalização da reforma do hospital e a adequação de uma sala para seu funcionamento.

O prefeito, Celso Abrantes, comemorou a entrada em funcionamento do raio-X. “Agora a população vai ter acesso ao exame sem sair de Bandeirantes, isso garante um atendimento mais rápido e agilidade no diagnóstico. Vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde em nosso município e equipar o Hospital Municipal”.

O aparelho instalado é digital, o que garante imagens de alta resolução, menor exposição à radiação para o paciente, armazenamento em nuvem e a eliminação de processos químicos poluentes. O custo, à época, foi de R$ 202 mil.

Para a senadora Soraya Thronicke a maior alegria é ver os recursos das emendas trazerem benefícios reais a população.

“Quando destinei a emenda, o objetivo era claro: garantir mais estrutura, mais dignidade no atendimento e mais agilidade no diagnóstico. Porque saúde não pode esperar. Um exame de imagem faz toda a diferença, salva vidas”, afirmou.

Ela também destacou o comprometimento do prefeito Celso Abrantes, que segundo ela vem conduzindo o município “com seriedade e responsabilidade, fazendo com que os recursos cheguem aonde realmente são necessários. Quando há parceria e boa gestão, os resultados aparecem e quem ganha é o cidadão”.

6 anos parado

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Maciel, o município teve que investir para colocar o aparelho em operação depois de tanto tempo. “Para esse funcionamento a administração teve que arcar com custos para reativação bem como a compra de novos acessórios para a utilização conforme preconiza a lei. esse investimento agora retorna a população com a ativação do raio-X”.

A técnica em Radiologia, Creuzimar Garahi, que há 16 anos trabalha na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conta que o novo aparelho tem muito mais recursos que os outros dois que ela já trabalhou.

“O primeiro (que eu trabalhei) foi o do tanque, você colocava em um revelador, ia para a água e depois para o fixador, aí colocava para estender. Depois foi para o automático, você tinha que colocar aqueles rolos e quando saía errado tinha que repetir o exame. Esse é bem mais moderno”, afirmou.

A sala de raio-x conta ainda com a tecnóloga em radiologia Amanda Suriano.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

JATEÍ: Chegou a hora, programação especial será realizada de 26 a 28 de junho

Prepare o chapéu, a bota e o coração, porque a nossa tradição vai acender mais forte do que nunca! Toda a população e região...

Rebeca Andrade brilha e conquista ouro no Pan de Ginástica

Campeã olímpica retorna após dois anos e vence no salto Rebeca Andrade, atleta da ginástica artística brasileira, voltou às competições em grande estilo ao conquistar...

Anvisa aprova novo medicamento oral contra câncer de mama

Tratamento inovador é liberado para casos avançados da doença A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo medicamento oral indicado...

Torcida pelo Brasil aquece noite de acolhimento no Parque Ayrton Senna

A segunda noite da terceira fase da operação Inverno Acolhedor foi marcada por um cenário diferente no Parque Ayrton Senna. Além de oferecer proteção...