Jardim lança protocolo de combate à violência nas escolas e reforça ações do Maio Laranja

Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Convenções de Jardim recebeu o lançamento do Protocolo de Combate à Violência nas Escolas, juntamente com a formação continuada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a abertura oficial da campanha Maio Laranja no município.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal de Jardim, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Conselho Tutelar, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.

A ação nasce da necessidade de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, consolidando uma atuação integrada entre as áreas de educação, saúde e assistência social. O momento marca a oficialização de estratégias preventivas e de intervenção no ambiente escolar, com apoio técnico da UEMS e acompanhamento jurídico do Ministério Público e Conselho Tutelar.

O protocolo estabelece diretrizes para identificação, encaminhamento e acompanhamento de casos, reforçando a importância da escuta especializada e de um atendimento humanizado e adequado. A iniciativa também dá visibilidade à campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes o vice-prefeito Thiago Alves Monteiro; a promotora de Justiça da 2ª Vara de Jardim, Dra. Lia Paim Lima; o secretário municipal de Assistência Social, Mauro Martins Alvarenga; a secretária municipal de Educação, Lilian de Fátima Sanches Cavalheiro; o secretário adjunto de Educação, Laudison Maciel; as coordenadoras da Educação Infantil, Angelúce dos Santos Silva e Luciere Izabel da Rosa; e a enfermeira Regiani Cacho.

A programação contou com palestras e momentos formativos. A professora Dra. Michele Serafim dos Santos apresentou a técnica do protocolo de combate à violência. Em seguida, a Dra. Lia Paim conduziu a contextualização jurídica, abordando o fluxo de denúncia e os procedimentos legais.

Encerrando a programação, acadêmicos do curso de Direito da UEMS de Jardim realizaram uma apresentação sobre direitos e proteção, trazendo uma abordagem formativa sobre o ECA.

A ação reafirma o compromisso do município com a proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo políticas públicas e promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Seja o primeiro a curtir esta notícia.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ampliação de vagas e novo concurso reforçam conquista histórica da luta dos trabalhadores da educação

A luta permanente da ACP e da FETEMS pela realização de concursos públicos e pela ampliação do quadro efetivo da educação pública estadual segue...

Senador do PT explica negociação de imóvel investigado pela PF

Polícia Federal investiga possível relação entre a aquisição e grupo econômico alvo da operação O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que o apartamento avaliado em...

Brasil completa 20 anos sem casos de febre aftosa

Especialistas alertam que controle de fronteiras e fiscalização seguem essenciais O Brasil celebra em 2026 duas décadas sem registros de focos de febre aftosa, consolidando...

Churrasco vira tradição da Argentina em Copas do Mundo

Alimentação preserva hábitos culturais e reforça integração durante a competição A seleção da Argentina chamou atenção ao desembarcar nos Estados Unidos com mais de 500...