Jardim lança protocolo de combate à violência nas escolas e reforça ações do Maio Laranja

Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Convenções de Jardim recebeu o lançamento do Protocolo de Combate à Violência nas Escolas, juntamente com a formação continuada sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a abertura oficial da campanha Maio Laranja no município.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal de Jardim, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Conselho Tutelar, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.

A ação nasce da necessidade de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, consolidando uma atuação integrada entre as áreas de educação, saúde e assistência social. O momento marca a oficialização de estratégias preventivas e de intervenção no ambiente escolar, com apoio técnico da UEMS e acompanhamento jurídico do Ministério Público e Conselho Tutelar.

O protocolo estabelece diretrizes para identificação, encaminhamento e acompanhamento de casos, reforçando a importância da escuta especializada e de um atendimento humanizado e adequado. A iniciativa também dá visibilidade à campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes o vice-prefeito Thiago Alves Monteiro; a promotora de Justiça da 2ª Vara de Jardim, Dra. Lia Paim Lima; o secretário municipal de Assistência Social, Mauro Martins Alvarenga; a secretária municipal de Educação, Lilian de Fátima Sanches Cavalheiro; o secretário adjunto de Educação, Laudison Maciel; as coordenadoras da Educação Infantil, Angelúce dos Santos Silva e Luciere Izabel da Rosa; e a enfermeira Regiani Cacho.

A programação contou com palestras e momentos formativos. A professora Dra. Michele Serafim dos Santos apresentou a técnica do protocolo de combate à violência. Em seguida, a Dra. Lia Paim conduziu a contextualização jurídica, abordando o fluxo de denúncia e os procedimentos legais.

Encerrando a programação, acadêmicos do curso de Direito da UEMS de Jardim realizaram uma apresentação sobre direitos e proteção, trazendo uma abordagem formativa sobre o ECA.

A ação reafirma o compromisso do município com a proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo políticas públicas e promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Seja o primeiro a curtir esta notícia.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Comissão aprova regras para contratos de distribuição na indústria

Medida busca equilibrar relações entre grandes empresas e distribuidores A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece...

Trajetória de Cármen Lúcia é marcada por defesa da democracia e igualdade

Ministra Cármen Lúcia completa 20 anos no STF com legado de direitos fundamentais A Ministra Cármen Lúcia completou 20 anos de atuação no STF neste...

Noite fria esquenta o Podcast Na Boca do Povo com investigador de polícia, personal trainer e musicista

A noite fria da última terça-feira (23) foi aquecida por histórias inspiradoras, experiências profissionais e muita música durante o 54º episódio do Podcast Na...

Trabalho parlamentar de Zé Teixeira busca investimentos na saúde, esporte e trânsito

Intervenções diretas na segurança viária da Capital, ampliação de exames oftalmológicos de alta complexidade pelo SUS na região da Grande Dourados e o fortalecimento...