Ação conjunta de vacinação fortalece integração entre Brasil e Paraguai na fronteira

Mobilização binacional no Dia D da Semana de Vacinação nas Américas leva imunização e ações de saúde à linha internacional entre os dois países

A linha internacional entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero foi palco nesta semana do lançamento oficial da Semana de Vacinação nas Américas 2026, com a realização do Dia D de mobilização social voltado à imunização em áreas de fronteira.

A ação ocorreu simultaneamente nos dois lados da fronteira, terça-feira (28), reunindo equipes de saúde, autoridades e a população em um esforço conjunto.

Estratégia essencial em regiões de fronteira

A vacinação em áreas binacionais é considerada estratégica devido ao intenso fluxo de pessoas entre os países, o que aumenta o risco de circulação e transmissão de doenças.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destaca a importância da ação integrada.

“Vacinar na fronteira é uma medida essencial para proteger a população que vive e circula entre os dois países. Essa integração fortalece a vigilância em saúde e amplia nossa capacidade de prevenir surtos e reduzir casos graves”, afirma.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, reforça o caráter estratégico da mobilização. “Essa ação conjunta demonstra que a saúde não tem fronteiras. Quando os países atuam de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção coletiva e responder com mais eficiência aos riscos sanitários”, pontua.

Manter a vacinação em dia contribui diretamente para a redução de casos graves e para o fortalecimento da vigilância em saúde de forma articulada entre os países, garantindo proteção coletiva, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Mobilização conjunta e proteção coletiva

Durante a programação, estão previstas a abertura de postos de vacinação, atendimentos básicos de saúde, ações de promoção, além de atividades culturais e vacinação simbólica com autoridades dos dois países.

A coordenadora de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Goldfinger, reforça o papel da mobilização social. “A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes de proteção em saúde pública. Em regiões de fronteira, esse trabalho precisa ser ainda mais integrado, garantindo que a população dos dois lados esteja protegida”, destaca.

Municípios envolvidos

A estratégia de vacinação em áreas de fronteira contempla diversos municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando a cobertura vacinal em regiões estratégicas: Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Tacuru.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Carro capota e é destruído por incêndio em Campo Grande

Bombeiros controlaram as chamas e evitaram novos riscos na via Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) no cruzamento da Avenida...

Ex-deputada Grazielle Machado morre aos 45 anos

Ex-parlamentar estava internada há dois dias em hospital de Campo Grande A ex-deputada e ex-vereadora Grazielle Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45...

Pantanal se reapresenta e inicia preparação para quartas de final do Brasileirão Feminino A3

Vitória nesta fase garante ao clube acesso a Série A2 do certame O Futebol Clube Pantanal retomou nesta segunda-feira (22) os trabalhos visando a sequência...

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

Conforme decreto publicado pela Prefeitura de Campo Grande na edição extra do Diogrande desta terça-feira (23), o expediente nos órgãos municipais que realizam atendimento ao público...