quarta-feira, 4/02/2026

Cassems inaugura telecirurgia com o robô cirurgião mais moderno do mundo e rompe fronteiras em MS

Com a chegada do robô Toumai, Hospital Cassems de Campo Grande torna-se o primeiro do Centro-Oeste a realizar procedimentos guiados por especialistas globais via 5G, eliminando barreiras geográficas na saúde com máxima segurança cirúrgica.Empty heading

O Hospital Cassems de Campo Grande (HCCG) alcançou, nesta segunda-feira (02), um novo marco para a medicina de alta complexidade em Mato Grosso do Sul. Sendo a primeira instituição a trazer a robótica para o estado, agora introduz o robô cirurgião Toumai — considerado a plataforma mais moderna do mundo — para o Centro-Oeste, com uma novidade ainda maior: a implementação da telecirurgia.

O evento marca o lançamento oficial da tecnologia, que já está em operação e consolida o hospital como um polo de inovação. Através da telecirurgia, a distância deixou de ser um obstáculo para a excelência médica. Agora, especialistas de qualquer lugar do planeta podem executar ou orientar procedimentos ao vivo, via 5G, garantindo que o beneficiário tenha acesso ao melhor conhecimento global sem precisar sair de Mato Grosso do Sul.

Humanização e tecnologia a serviço da vida

O impacto dessa inovação no dia a dia do paciente é transformador. Mais do que modernidade, a introdução da telecirurgia robótica traduz o cuidado em humanização real. O sistema permite um intercâmbio de experiências em tempo real, unindo o especialista ao paciente por meio de conexões de alto desempenho.

Para quem confia sua vida ao HCCG, isso significa contar com braços robóticos de precisão milimétrica e a estabilidade de um sistema que realiza procedimentos menos invasivos. Na prática, o resultado é a redução de dor no pós-operatório, menor tempo de internação e uma recuperação significativamente mais célere.

Conforme destaca o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, este investimento reafirma o comprometimento da instituição em democratizar a saúde no estado: “À medida que conseguimos realizar procedimentos cada vez mais complexos no nosso estado, damos maior credibilidade aos profissionais de saúde e às instituições hospitalares. Agora, nessa parceria com a Hospcom, trazendo o robô Toumai e a tecnologia de ponta associada à telecirurgia, conseguiremos conectar nossas estruturas com o mundo todo. É um avanço muito importante para o estado e, principalmente, para os servidores públicos beneficiários da Cassems”, pontua.

A modern surgical room featuring robotic surgical systems, bright lighting, and medical equipment on a table.

Autoridade médica e precisão

Atualmente, o programa de robótica da Cassems abrange as especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. A segurança e a precisão técnica desses procedimentos são validadas por especialistas de renome, como o médico Rafael Buta: “A cirurgia robótica muda completamente o jeito de operar e os benefícios para os pacientes. Conseguimos oferecer a melhor técnica aliada a uma precisão extrema, pois a plataforma elimina tremores e reproduz, dentro do paciente, o movimento que faço com a mão — como se fosse uma mão ‘pequenininha’ lá dentro. Com a visão ampliada em até 20 vezes e em 3D, só temos benefícios.”

A parceria tecnológica que viabilizou a chegada desta plataforma ao coração do Brasil foi enfatizada por Gabriel Alencar Coelho, representante da Hospcom.

Segundo ele, o Toumai democratiza o acesso ao que há de mais moderno na ciência médica: “Estivemos em instituições de todo o mundo com o objetivo de discutir a transformação digital e os desafios da inteligência artificial. Recebemos o grupo da Cassems, uma instituição que continua sempre buscando a inovação. A primeira telecirurgia do Centro-Oeste é da Cassems. A Hospcom trabalha com tecnologia, mas se ela não atingir o propósito principal de salvar vidas, não entendemos que atingimos nosso êxito”, afirma Gabriel.

A panel discussion featuring four men at a table with glasses of water and microphones, set against a simple backdrop.

O fim das barreiras geográficas

Com a telecirurgia, o Hospital Cassems elimina a necessidade de o beneficiário se deslocar para o eixo Rio-São Paulo em busca de procedimentos complexos. A estabilidade dos comandos e a visão 3D aprimorada garantem que a assistência local esteja em pé de igualdade com os maiores centros médicos do mundo. Diferente de tecnologias anteriores, o Toumai oferece resposta imediata aos comandos, servindo ao propósito maior da instituição: a vida.

Segundo o diretor administrativo do HCCG, Alessandro Depieri, esse movimento é parte da essência da instituição. Ele destaca que está no DNA da Cassems oferecer sempre o que há de mais avançado. Com a consolidação deste hub de inovação, a tecnologia e o cuidado humano caminham lado a lado para garantir resultados superiores e o bem-estar de cada beneficiário.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

DOF apreende cigarros contrabandeados em Vila Vargas

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam neste domingo (1) dois veículos com 4.400 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai no distrito...

Vizinhos ouviram ‘chuva de tiros’ e polícia encontra 17 cápsulas de .380 no Aero Rancho

Assustados com a tentativa de homicídio, na noite desta quinta-feira (29), no bairro Aero Rancho, moradores disseram ao TopMídiaNews que ataque teve “chuva de tiros”...

Execução brutal a tiros em conveniência de Rio Brilhante

Renato Aparecido da Silva Coelho (57) foi morto a tiros na noite de segunda-feira (2) em uma conveniência localizada na Avenida Lourival Barbosa, no...

Brasil amplia presença agropecuária no Sudeste Asiático

O Brasil avançou na abertura de mercados internacionais ao obter autorização para exportar produtos agropecuários para a Malásia e Mianmar, segundo anúncio feito nesta...