A primeira semana de fevereiro vai ser de tempo instável em Mato Grosso do Sul. De acordo com a previsão do tempo, as chuvas serão intensas e há possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas fortes de vento. Nesta segunda-feira (2), por volta das 8h da manhã a chuva ainda mantinha o céu escuro em Campo Grande.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), algumas regiões do Estado já superaram os 100 mm de chuva nas últimas 24 horas.
Além disso, os modelos de previsão continuam indicando a ocorrência de mais acumulados significativos de chuva, acima de 40 mm em 24h. Essa previsão se estende desta segunda-feira (2) até a quinta-feira (5), quando a previsão indica uma desintensificação das instabilidades atmosféricas, com aberturas de sol e variação de nebulosidade.
Até a quarta-feira (4), a instabilidade atmosférica é registrada por causa de um intenso transporte de ar úmido,
configurando um corredor de umidade aliado a passagem de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.
Os ventos atuam do quadrante norte (noroeste) com velocidades que variam entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Riscos
Essa condição eleva significativamente o risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de rios, especialmente em áreas urbanas, regiões rebaixadas e locais com drenagem deficiente.
O Cemtec ainda recomenda atenção redobrada no trânsito, evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas e monitorar áreas suscetíveis, mantendo acompanhamento contínuo das atualizações meteorológicas e dos avisos dos órgãos oficiais.
Chuva perde força a partir de quinta-feira
Ainda conforme a previsão, as instabilidades atmosféricas ficam menos intensas a partir da quinta (5), com aberturas de sol e variação de nebulosidade.
As temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 33-36°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira.
Por outro lado, em pontos isolados do estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao deslocamento de cavados, aliado a disponibilidade de umidade.
Os ventos atuam do quadrante norte (noroeste) com velocidades que variam entre 40 e 60 km/h, mas também há possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h neste período.
Temperaturas na semana
Entre segunda e quinta-feira, as temperaturas previstas são as seguintes:
- Regiões sul, cone-sul e grande Dourados: mínimas entre 20-22°C e máximas entre
25-34°C. - Regiões pantaneira e sudoeste de MS: mínimas entre 22-25°C e máximas entre 27-34°C.
- Regiões Bolsão, norte e leste: mínimas entre 20-23°C e máximas entre 26-31°C.
- Campo Grande: mínimas entre 20-22°C e máximas entre 25-27°C.
Já na quinta-feira (5), as temperaturas previstas são:
- Regiões sul, cone-sul e grande Dourados: mínimas entre 20-22°C e máximas entre
30-35°C. - Regiões pantaneira e sudoeste de MS: mínimas entre 24-26°C e máximas entre 33-36°C.
- Regiões Bolsão, norte e leste: mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-33°C.
- Campo Grande: mínimas entre 21-23°C e máximas entre 29-31°C
