quinta-feira, 13/11/2025

ACP lança Prêmio Educar para as Relações Étnico-Raciais e reafirma compromisso com uma educação pública sem racismo

No mês da Consciência Negra, a ACP – Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública reafirma seu compromisso histórico com uma educação pública democrática, plural e sem racismo ao protagonizar ações no VIII Seminário Regional Diálogos Interculturais, que será realizado de 17 a 20 de novembro de 2025, em Campo Grande.

O evento, que também integra a VI Semana da Consciência Negra e o I Seminário Internacional sobre Políticas Afirmativas na Pós-Graduação, propõe um amplo diálogo sobre os desafios da formação docente, a importância das políticas afirmativas e a construção de uma educação intercultural, antirracista e decolonial.

Prêmio Educar para as Relações Étnico-Raciais valoriza práticas que combatem o racismo nas escolas

Durante a programação, a ACP lançará o Prêmio Educar para as Relações Étnico-Raciais, uma iniciativa que reconhece e valoriza experiências pedagógicas comprometidas com a superação do racismo no ambiente escolar. O lançamento será no dia 17 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório da SEMED/CG, durante a atividade “Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Prática Docente Decolonial”.

O prêmio é fruto da atuação conjunta do Setorial de Combate ao Racismo da ACP e do Coletivo de Ensino e Pesquisa / Coletivo de Combate ao Racismo ACP, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Específicas da SEMED e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMS (NESB/UFMS).

Para a ACP, reconhecer o trabalho de educadores e educadoras que enfrentam o racismo nas escolas é fortalecer a prática pedagógica como instrumento de transformação social. A iniciativa também simboliza o compromisso do sindicato em promover equidade racial, valorização profissional e justiça educacional.

“O Prêmio Educar para as Relações Étnico-Raciais é uma forma de valorizar os professores e professoras que assumem, na prática, o compromisso de educar para a igualdade. São profissionais que enfrentam o racismo todos os dias, muitas vezes de forma silenciosa, e que transformam a escola em um espaço de respeito, empatia e reconhecimento. A ACP entende que uma educação antirracista é uma educação que humaniza e liberta”, destaca Eva Luciane Assis de Souza, coordenadora do Coletivo da Igualdade Racial da ACP.

ACP como espaço de reflexão, formação e resistência

A agenda da ACP no seminário inclui ainda a palestra “Pedagogia das Encruzilhadas: Epistemologias para um Currículo Decolonial e Antirracista”, que será realizada no dia 17 de novembro, das 19h às 22h, na Sede da ACP (Rua Sete de Setembro, 693 – Centro). O encontro transformará o sindicato em espaço de diálogo e resistência, reafirmando seu papel na formação de educadores comprometidos com uma pedagogia crítica e emancipadora.

Já no dia 19 de novembro, às 19h, na Casa Park’s – ACP, o sindicato sedia o lançamento de 17 livros,  entre eles, o “Mulheres Negras na Educação Superior: Corpos, Fazeres e Saberes Insurgentes”, que reúne vozes e trajetórias de mulheres negras na educação superior, celebrando a força do conhecimento produzido por educadoras que desafiam o racismo e constroem novos caminhos de saber.

Educar para transformar

Ao lançar o Prêmio Educar para as Relações Étnico-Raciais e protagonizar atividades no VIII Seminário Regional Diálogos Interculturais, a ACP reafirma que combater o racismo é condição indispensável para garantir uma educação pública de qualidade, democrática e representativa.

Com competência, firmeza, força e seriedade, o sindicato segue atuando para consolidar uma educação que reconhece e valoriza todas as identidades que formam o povo brasileiro, uma educação que educa para transformar

Inscrições abertas no site oficial do evento:
www.even3.com.br/viii-seminario-regional-dialogos-interculturais-528112

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Conta de luz puxa índice para baixo e alivia bolso das famílias

A inflação oficial medida pelo IPCA fechou outubro em 0,09%, o menor índice para o mês desde 1998, segundo dados do IBGE. O resultado...

Prefeitura realiza IV FECIT/Reme e consolida maior evento científico estudantil municipal

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nos dias 6 e 7 de novembro, no Shopping Bosque...

Boxeador de Pedro Juan Caballero vai competir em Dubai

Pedro Juan Caballero se prepara para um marco no boxe local. Rody Riquelme, atleta da Escola de Boxe Espartanos del Norte, foi convocado pela...

Derrite propõe mudanças em audiências de custódia

O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu mudanças na condução das audiências de custódia, procedimento que garante que presos em flagrante sejam ouvidos por...