sexta-feira, 31/10/2025

IML confirma identidade de 100 vítimas da Operação Contenção no Rio

O IML do Rio de Janeiro identificou 100 das 121 pessoas mortas durante a Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. Todos os corpos passaram por necropsia, porém os laudos oficiais só devem ser divulgados em um prazo de 10 a 15 dias úteis.

Até o momento, 60 corpos já foram liberados para sepultamento, segundo informações divulgadas por deputados federais e estaduais em visita ao IML da capital na quinta-feira (30).

O governo federal enviará 20 peritos criminais da Polícia Federal ao Rio de Janeiro, além de mobilizar entre 10 e 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar os trabalhos de perícia.

Os profissionais atuarão na análise de locais de crime, balística, genética forense, medicina legal, necrópsia e identificação de corpos, oferecendo suporte técnico às forças de segurança estaduais.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro protocolou, também na quinta-feira, pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Núcleo de Investigação Defensiva (NIDEF) tenha acesso ao IML e possa acompanhar as perícias oficiais.

Segundo a defensora pública Rafaela Garcez, a participação do NIDEF não tem caráter de responsabilização, mas visa colaborar e qualificar os procedimentos periciais.

“O objetivo é enriquecer a apuração com análises distintas, especialmente porque muitos locais não foram preservados, apesar das exigências do STF”, destacou Garcez.

A ação busca garantir mais transparência e precisão na identificação e investigação dos mortos, somando esforços técnicos entre órgãos federais e estaduais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Funsat oferece 1,4 mil vagas de emprego em Campo Grande nesta sexta-feira

A última sexta-feira de outubro, dia 31, chega com uma ampla oferta de oportunidades na Agência de Empregos da Fundação Social do Trabalho (Funsat)....

Gestores municipais de cultura se reúnem em seminário para fortalecer a economia criativa em MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove nos dias 4 e...

Piloto da Moto3 sofre grave acidente no GP da Malásia

O piloto Noah Dettwiler, da categoria Moto3, sofreu um grave acidente antes da largada do GP da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang. Ele...

Junior Mochi critica decreto federal que regulamenta educação especial inclusiva

O deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou nesta terça-feira, 28, uma Moção de Repúdio ao Decreto Federal nº 12.686/2025, que institui a Política Nacional...